A Palavra se faz vida

Rezar sempre

Lc 18,1-8

Por Pe. Geraldo Martins

A história contada por Jesus, neste texto de Lucas, para mostrar a necessidade de rezar sempre e nunca desistir (cf. Lc 18,1), faz-nos pensar que a oração exige, pelo menos, três atitudes que se interpenetram: a fé, a esperança e a perseverança. Uma leva, necessariamente, à outra. Sem isso, toda oração é vazia. São Carlos de Foucauld, o Irmão Universal, na busca da fé que havia perdido na adolescência e juventude, rezava assim: “Meu Deus, se tu existes, faze que eu te conheça". Tudo começa pela fé.

A experiência da oração é sempre pessoal, mesmo quando feita na comunidade e em comunidade. É preciso compreender, no entanto, que oração não é mágica, mas encontro amoroso entre Criador e criatura; diálogo entre Deus, Pai-Mãe de ternura e misericórdia, e seus filhos e filhas queridos. Implica, portanto, falar, mas também ouvir. Daí a necessidade de fazer silêncio e ceder espaço à reflexão e à meditação para escutar o que Deus nos fala. Do contrário Ele pode nos atender sem que percebamos. 

Na oração, devemos nos entregar inteiramente a Deus e confiar que Ele agirá no seu tempo e ao seu modo. Podemos sempre dizer o que queremos e quando gostaríamos de recebê-lo, sem nos esquecer de acrescentar: “seja feita a Tua vontade”. É a nossa conformidade com a vontade do Pai que nos faz alcançar, não tanto o que queremos, mas aquilo de que temos necessidade, afinal “o Pai de vocês conhece as necessidades de vocês, antes que vocês lhe peçam” (Mt 6,8). Se não compreendermos isso, corremos sério risco de nos decepcionar. 

Aos ansiosos e aflitos consolem sempre as palavras de Jesus neste texto de Lucas: “E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar?” (Lc 8,7). Não nos esqueçamos, porém, de sua advertência: “Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?” (Lc 18,8). Tudo começa pela fé.

Senhor, escuta minha oração e atende minhas súplicas. Faze que, na perseverança que nasce da fé, eu te procure sempre e a ti me entregue inteiramente. Amém!

Comentários

  1. Senhor, ensina - me a rezar sempre! Mesmo em meio as obscuridade da vida, que eu não me esqueça do teu amor, da tua bondade e salvação,! Escute sempre minhas orações e minhas súplicas, amém!

    ResponderExcluir
  2. "Senhor, escuta minha oração e atende minhas súplicas. Faze que, na perseverança que nasce da fé, eu te procure sempre e a ti me entregue inteiramente. Amém!"🙏

    ResponderExcluir
  3. Deus sabe o tempo e a hora de nos dar aquilo que a Ele suplicamos, porém, a nossa firmeza e persistência serão uma prova de que realmente o nosso coração anseia ardentemente por aquilo que pleiteamos.

    ResponderExcluir
  4. Na leitura tirada da terceira carta de São Paulo. Ele nos alerta que a comunidade deve acolher com generosidade, e apoiar a necessidade moral, material, acolher e ser fraterno é tornar-se cooperador de Deus para quem vem anunciar o evangelho.

    É decisivo insistirmos no respeito à palavra de Deus, na acolhida que devemos dar a ela e ao projeto de Deus para com a humanidade.
    Jesus nos mostra que a justiça de Deus é diferente da dos homens: é límpida. Nós é que complicamos as coisas.

    Senhor, escuta minha oração, meu clamor, mim ajuda a ti respeitar, que amei com carinho a sua lei, seus ensinamentos, mim juda a continuar firme na fé, seja minha luz, amém

    ResponderExcluir
  5. Senhor escutai minha oração e minhas necessidades mais que seja feita a tua vontade AMÉM

    ResponderExcluir

Postar um comentário