A Palavra se faz vida

Movidos pela esperança

Lc 21,20-28

Por Pe. Geraldo Martins

Continuamos acompanhando o sermão de Jesus, de cunho escatológico e linguagem apocalíptica, em que Ele fala do fim do mundo e de sua volta gloriosa. Os sinais que comunicam o fim do mundo – destruição de Jerusalém, sinais no sol, na lua e nas estrelas, povos angustiados etc (Lc 21,20.25) – não querem falar do futuro, mas comunicar que haverá um momento em que seremos julgados. Nesse dia, contará o que tivermos construído nesse mundo.

A esperança encontra-se na certeza de que o Filho do Homem (Lc 21,27) virá trazendo libertação e salvação – “levantem-se e ergam a cabeça, porque a libertação de vocês está próxima” (Lc 21,28). Eis o núcleo desta passagem bíblica: a esperança na libertação trazida por Jesus.

É preciso viver esta vida terrena sempre voltados para o Reino, nosso destino final. Jamais podemos perder de vista que fomos criados para viver na presença do Eterno e que essa vida junto dele, nós a construímos enquanto estamos neste mundo. Daí a necessidade de pautarmos nossas ações pela justiça, amor, solidariedade, partilha, compaixão e todos os valores do Reino.

A perseguição, o sofrimento, a dor, as dificuldades, longe de nos desanimar, devem constituir-se em desafios a serem superados pela fé e pela esperança no Senhor que vem, em sua glória, para nos fazer habitar ao seu lado.

Senhor, aumenta nossa esperança e anima nossas forças a fim de que perseveremos no chamado que nos fazes para participar na construção de um mundo novo, justo e fraterno, prenúncio de teu Reino que Jesus mostrou presente entre nós. Amém!

Comentários

  1. "Senhor, aumenta nossa esperança e anima nossas forças a fim de que perseveremos no chamado que nos fazes para participar na construção de um mundo novo, justo e fraterno, prenúncio de teu Reino que Jesus mostrou presente entre nós. Amém!"🙏

    ResponderExcluir
  2. Enquanto seres humanos aqui na terra, devemos lutar pela busca da conversão, da justiça e do amor, para que o Reino de Deus aconteça! Não podemos passarmos por despercebidos achando que tudo está mil maravilhas!

    ResponderExcluir
  3. Na leitura de hoje do livro do Apocalipse de São João. O desejo legítimo de liberdade de consciência e de justiça, não podem ser feridos pelos impérios e prepotência do mundo.

    Para os cristãos, o fim do mundo é o momento do encontro com Deus o Cristo, Rei e Senhor da história. Para quem ama e tem fé não há o que temer. Se nós o amamos, encontraremos com alegria e confiança.

    Senhor, aumente a nossa esperança e fé, nos ajude a te grita como o cego de Jericó na hora que sentirmos as nossas forças e fé enfraquecendo por decepções, nos ajude a ter esperança na confiar em ti , pois você é justo e fraterno, nos ajude a sentir a sua presença entre nós. Amém

    ResponderExcluir
  4. Senhor,Ajudai-me a servir-vos fielmente, e que eu faça o melhor uso de meu tempo agora à luz do tempo que virá!

    ResponderExcluir

Postar um comentário