A Palavra se faz vida

A luz que vence a cegueira

Mt 9,27-31

Por Pe. Geraldo Martins

Há dois tipos de cegueira ou escuridão: a dos olhos e a do espírito. Ao contrário desta última, a primeira não impede que se tenha a luz que permite ver e reconhecer Jesus como o Messias, o Salvador. Há muita gente que, tendo a luz dos olhos, vive na escuridão da cegueira interior. Veem Jesus, mas, por falta da luz interior, a que chamamos fé, não o reconhecem como libertador e, por isso, não se libertam de suas prisões e do males que os afligem.

Os dois cegos, personagens centrais deste texto do evangelho de Mateus, são um exemplo de como conseguir a cura do mal que os atormenta. Seguindo a Jesus, reconhecem-no como “Filho de Davi” e imploram sua compaixão. Sem a luz dos olhos, guiam-se pela luz do espírito. Chamam atenção suas atitudes que nos parecem ser os passos para sua cura: seguem Jesus, gritam por compaixão, aproximam-se de Cristo, confirmam que creem nele e se deixam tocar por Ele (cf. Mt 9, 27-28). Para reconhecer Jesus, portanto, como Filho de Deus, não é necessária a luz dos olhos, mas tão somente a luz da fé. 

A fé dos dois cegos é confirmada no diálogo que têm com Jesus que lhes faz uma pergunta interessante antes de tocar seus olhos – “vocês acreditam que eu posso fazer isso?” (Mt 9,28). Equivale a dizer: “vocês acreditam mesmo que sou o Filho de Davi?”. Jesus testa a convicção, a fé de seus interlocutores e a coloca como condição para o milagre acontecer. O toque de Jesus vem após os dois cegos confirmarem que acreditam nele. O milagre, neste sentido, depende mais de quem o pede do que de quem pode realizá-lo– “faça-se conforme a fé de vocês” (Mt 9,29), diz Jesus aos cegos após tocar-lhes os olhos. Jesus nunca dificulta a cura. Tudo dependerá da convicção de quem a pede. 

Diante desta cena, poderíamos nos perguntar: até que ponto somos iluminados pela luz interior que nos faz afirmar que Jesus é o Filho de Deus? Não será verdade que aquela graça que pedimos não acontece por nos faltar a convicção de que Jesus nos pode dá-la? Se queremos que Jesus toque nossos olhos e nos cure de nossas cegueiras, respondamos, antes, com convicção, à pergunta que Ele nos faz: “vocês acreditam que eu posso fazer isso?” (Mt 9,28). Sem um “sim, Senhor” convincente, nada mudará em nossa vida e continuaremos na cegueira que nos faz viver na eterna escuridão. E quão dolorosa ela é!.

Senhor Jesus, cremos que tudo podes. Toca nossos olhos e cura-nos da cegueira interior que não nos deixa ver e sentir teu amor. Fortalece nossa fé, luz que nos faz reconhecer-te como nosso salvador e libertador. Amém!

Comentários

  1. "Senhor Jesus, cremos que tudo podes. Toca nossos olhos e cura-nos da cegueira interior que não nos deixa ver e sentir teu amor. Fortalece nossa fé, luz que nos faz reconhecer-te como nosso salvador e libertador. Amém!"

    ResponderExcluir
  2. Jesus nunca dificulta a cura.Tudo depende da convicção de quem o pede .Eu creio , senhor, mais aumentai a minha fé.Linpa todas minhas Cerqueiras para que eu possa enchegar de novo.

    ResponderExcluir
  3. Na leitura tirada do livro do profeta Isaías. Naquele dia, os olhos dos cegos verão, os mais pobres dos homens se rejubilarão. Se o mundo de hoje não é melhor que o do profeta Isaías, não significa que a paz é impossível, mas sim que não somos ainda fazedores da paz.


    Dois cegos demostram fé firme no filho de Davi, crendo em Jesus, são curados. O Senhor vem para nos tirar da cegueira que não nos deixa ver o irmão e estender-lhe a mão para ajudá-lo.

    Senhor, você tudo pode toca o nossos olhos e nos curar da cegueira espiritual, seja Senhor a nossa luz e nossa salvação, e nos liberta do medo, seja Senhor a proteção da nossa vida, e fortalece a nossa fé. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário