A Palavra se faz vida

O testemunho dos inocentes

Mt 2,13-18

Por Pe. Geraldo Martins

A liturgia de hoje celebra a festa dos “Santos Inocentes”. Trata-se das crianças que foram trucidadas por Herodes que, ao saber do nascimento de Jesus, quis eliminá-lo para não correr o risco de perder o trono.

Uma preocupação de Mateus era apresentar Jesus como o novo Moisés. Assim, a tônica desse texto recai também sobre essa intenção do evangelista. É claro o paralelismo que ele traça aqui entre Jesus e Moisés. Ambos nascem em meio à mortandade de crianças (Ex 1,8-2,10 e Mt 2,13-18); ambos fogem para o Egito (Ex 3,10 e Mt 2,13-14); a eles se aplica a palavra “do Egito chamei meu Filho” (Ex 12,37-42 e Mt 2,15) (cf. Missal Cotidiano).

O nascimento de Jesus representa o fim dos que personificam o mal. Herodes é um desses. Sua atitude, ao decretar a morte das crianças com o intuito de eliminar Jesus, revela do que são capazes os tiranos que se apegam ao poder. Quando se sentem ameaçados, respondem com violência, opressão e morte.

Não nos iludamos. Ainda, hoje, há muitos Herodes ferindo de mortes a tantos inocentes. Os que se deixam seduzir e levar por uma economia que põe o lucro acima das pessoas são exemplo disso, bem como os que lutam pelo controle do tráfico, os que ignoram as leis, a ética e o bem comum para satisfazer seus interesses pessoais. E a lista dos atuais Herodes continua...

O martírio das crianças que, mesmo sem conhecer Jesus, deram testemunho dele com seu sangue, faz-nos lembrar das crianças que são vítimas de uma sociedade que não as trata com absoluta prioridade como preconiza a Constituição Federal (artigo 227). Assim, assistimos, cotidianamente, à morte de crianças pelo aborto, pela violência, pelas balas “perdidas”, pela fome, pelo abandono, pela negligência e por tantas outras situações que condenam a maldade que, inexplicavelmente, habita o coração humano.

A atitude de José que, ouvindo a voz de Deus, sai destemidamente no meio da noite para defender seu filho, nos motive a assumir a defesa da vida das crianças, lembrados do que disse Jesus a seu respeito: “Deixem as crianças virem a mim. Não as impeçam porque o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas” (Mc 10,14).

Senhor, toca o nosso coração a fim de que nos comprometamos cada vez mais na promoção e na defesa da vida de nossas crianças. Livra-nos dos Herodes que continuam ameaçando de morte tantos inocentes em nosso país e no mundo. Amém!

Comentários

  1. Os santos inocentes deram testemunho do Cristo, testemunho do silêncio "como ovelhas foram conduzidos ao matadouro". Jesus é o novo Moisés que nasceu entre nós .Assim como os meninos Hebreus foram mortos no Egito, agora os inocentes também são martirizados, da Defesa do ser humano como amado de Deus.

    Na leitura da primeira Carta de São João. Deus te dar a conhecer. Ele é luz e nele não há treva alguma Assim somos chamados a viver na luz da vida e a partidi-la com os outros.

    Nenhuma maldade triunfa, pois é subjugada sempre pela bondade e pela misericórdia divinas, nada pode deter os desígnios divinos.
    A opção dos Inimigos de Jesus não será capaz de deter os desígnios de Deus a presença de seu Reino trazido por Jesus a todos os homens e mulheres da terra.

    Senhor,que hoje sejamos capazes de estar ao lado da vida e não da morte. Que nos comprometemos a proteger a vida dos inocentes e libertá-los do laço que lhe armara o caçador os Herodes de hoje. Fica do lado dos inocentes que os homens investe contra eles , contra nós, livra todos os inocentes da morte. Amém



    ResponderExcluir
  2. Senhor, livra- nós dos Herodes atuais que nos oprimem e oprimem os fracos, pequenos e abandonados, tirando- lhes o direito de viver.

    ResponderExcluir
  3. Pai,apesar da minha fraqueza, sei que contas comigo para o serviço do teu Reino. Vem em meu auxílio, para que eu seja um instrumento útil em tuas mãos.

    ResponderExcluir
  4. "Senhor, toca o nosso coração a fim de que nos comprometamos cada vez mais na promoção e na defesa da vida de nossas crianças".
    - Amém!!! 😇

    ResponderExcluir

Postar um comentário