A Palavra se faz vida

Alegria e esperança!

Lc 1,57-66

Por Pe. Geraldo Martins

O nascimento de uma criança é sempre motivo de alegria, não só para a família, mas para todos os que com ela convivem. Não foi diferente com João Batista. Nesse caso, a alegria foi maior pelas circunstâncias especiais que envolveram sua concepção e nascimento. Os vizinhos e parentes de Isabel, certamente, souberam reconhecer o carinho e a ternura de Deus para com ela ao lhe dar a graça da maternidade, uma vez que era idosa e estéril. Como é belo alegrar-se com a alegria do outro e celebrar com ele sua vitória!

Na escolha do nome para a criança, Isabel, corajosamente, rompe com a tradição. Escolhe um nome que traduza não só a missão que será confiada ao menino como também o reconhecimento da ação de Deus em favor dela. Escolhe João, que significa “O Senhor é favorável” ou “Deus tem piedade”. João será, assim, sinal de esperança como, aliás, é todo nascimento de uma criança.

O louvor a Deus que sai da boca de Zacarias, que estava mudo, é próprio daqueles que reconhecem a graça de Deus e a ele se entregam confiantemente. Exaltar a grandeza e o favor de Deus é gesto de quem se sente assistido e amparado por Deus sempre. Isso se confirmará também em João Batista sobre quem pousará a mão do Senhor – “De fato, a mão do Senhor estava com ele” (Lc 1,66). Significa que terá a proteção de Deus. 

Deixemo-nos guiar por esses dois sentimentos que emergem do nascimento do Batista: alegria e esperança. Eles traduzem a presença amorosa de Deus em nossa vida e nos garantem sua misericórdia. Sentiremos, então, que a mão do Senhor também estará conosco.

Senhor, sê favorável conosco. Não nos deixes faltar, hoje e sempre, a alegria e a esperança que animam nosso viver e nos fazem perseverantes no teu amor. Amém

Comentários

  1. Como é bom alegrar- se com a alegria do outro e celebrar com ele sua vitória! Que assim seja!

    ResponderExcluir
  2. Alegra nos senhor pra que tenhamos um santo e abençoado Natal..amém

    ResponderExcluir
  3. Quem lança a semente na Terra fica na esperança de vê-la nascer crescer e dar fruto. Deus por sua livre decisão plantou a terra semente de seu amor no meio de nossa humanidade: Jesus Cristo. Vivemos na expectativa de sua chegada, pois só nele encontramos a salvação. Por isso, cantamos:" senhor, vem salvar teu povo das Trevas da Escuridão". Como a João Batista ele chama a cada um pelo nome ele vem para amar-nos e com amor de predileção.
    Todo Nascimento traz alegria para toda a família mas a de João Batista é dom incalculável, pois ele veio para preparar e anunciar a misericórdia de Deus . E essa misericórdia é o imenso poder de Deus que veio até nós.

    Na leitura da profecia de Malaquias. Quem tem coração aberto Deixa Deus produzir continuamente seu amor nele e assim é iluminado sem cessar Pela Luz Divina. O coração humano quando está reconciliado com Deus sabe reconhecer sua visita, Este é o dia do Senhor.

    Senhor, não nos deixa faltar a esperança e a alegria, mostra-nos o vosso caminho levanta a nossa cabeça e nos orienta e nos ensina o vosso caminho. Amém

    ResponderExcluir
  4. Pai, conta comigo para realizar o teu projeto, como contaste com João cujo nascimento foi revestido de gestos amorosos de tua Providência.

    ResponderExcluir

Postar um comentário