A Palavra se faz vida

Encontro de alegria e vida

Lc 1,39-45

Por Pe. Geraldo Martins

A visita de Maria a Isabel é uma lição de serviço, de fé e de vida para todos que se dispõem a fazer a vontade de Deus.  Ressalta o protagonismo dos pequenos e marginalizados: duas mulheres, uma jovem e outra idosa e estéril, e duas crianças, ainda no ventre de suas mães. Descobrimos aqui, mais uma vez, a predileção de Deus pelos pobres a quem revela suas maravilhas.

Ao partir “apressadamente” para a cidade da Judeia (hoje identificada como Ain Karim, a 6 km de Jerusalém) a fim de prestar ajuda a Isabel, idosa e grávida miraculosamente, Maria nos ensina que a solidariedade não perde tempo e que a verdadeira caridade nos faz antecipar à necessidade do outro, indo ao seu encontro antes mesmo que nos solicite. Servir é isso: sair de nossa zona de conforto, por os pés a caminho e ir ao encontro de quem precisa de nós para levar-lhe vida e alegria.

Na casa de Isabel, dá-se o encontro do novo que Deus proporciona à humanidade. Maria vai para comunicar o acontecimento que mudará a história da humanidade. Poderíamos até nos perguntar: é Maria quem vai visitar Isabel ou ela vai, como Arca da nova Aliança, apenas levar Jesus que é quem faz a visita?

A cena é conduzida pelo Espírito Santo que sopra a Isabel a inspiração que a faz descrever Maria e seu filho como benditos. O fruto desse encontro é a alegria – “Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria em meu ventre” (Lc 1,44). Aqui cabem outras perguntas: o que levamos aos irmãos e irmãs quando vamos ao seu encontro? O que lhes proporcionamos?

Maria tem sua fé exaltada por Isabel que a chama de “bem-aventurada” por ter acreditado na promessa de Deus. Maria se torna mãe por essa razão. Lembra Santo Agostinho que “Maria, antes de conceber Jesus no seu ventre, já o tinha concebido em seu coração”. E o fez pela fé, pela adesão radical à vontade de Deus. Vemos, assim, que “a maternidade de Maria é o mistério de sua grandeza pessoal, pela fé na força e no poder da palavra de Deus” (Missal cotidiano). Como seria bom se imitássemos Maria na fé! 

Senhor, dá-nos a fé e a disposição de Maria para irmos ao encontro de nossos irmãos e irmãs a fim de servi-los e comunicar-lhes a Boa Nova da salvação que nos deste em teu Filho Jesus.

Comentários

  1. Respostas
    1. Peçamos a Virgem Maria, que se pôs à disposição de Deus, que nos ajude a sermos verdadeiros discípulos missionários do Pai, levando a Cristo aonde formos enviados. 

      Excluir
  2. Na leitura de hoje do livro Cântico dos Cânticos. O Senhor vem para desposar sua Igreja, e nela fazer sua habitação, e todo o povo de Deus aguarda a vinda do amor eterno.

    Não há por que cada um de nós ou nossas comunidades ficaram desanimadas, porque Deus continua nos fazendo escutar sua voz e sentir seu amor.

    Senhor, nos ajude a deixar você nos iluminar pela sua luz que vem, que está chegando e está bem perto. Sua luz que nos guia e nos dá ânimo na caminhada da vida, como Maria que se pôs a caminho para servir. Dai-nos fé para comunica a salvação. Amém

    ResponderExcluir
  3. Ensina - me teu jeito de ser Ó Maria! Como tu foste um dia.Qye saiba sair de mim e subir as montanhas do egoísmo, do comodismo para ir ao encontro do teu Filho Jesus que se manisfesta a cada dia de várias formas....

    ResponderExcluir
  4. "Senhor, dá-nos a fé e a disposição de Maria para irmos ao encontro de nossos irmãos e irmãs a fim de servi-los e comunicar-lhes a Boa Nova da salvação que nos deste em teu Filho Jesus."
    - Amém!!! 🌼

    ResponderExcluir

Postar um comentário