A Palavra se faz vida

O testemunho das obras

Jo 5,33-36

Por Pe. Geraldo Martins

Quando uma pessoa se apresenta a nós sem que a conheçamos, é comum solicitarmos que ela ou alguém que a conheça nos dê uma “prova” de que esteja falando a verdade de si mesma. Com Jesus não foi diferente. Rejeitado por alguns, ele faz um longo discurso, registrado pelo evangelista João (cf. Jo 5,19-47), para abrir os olhos dos incrédulos a respeito de sua identidade.

No trecho da liturgia de hoje, Jesus lembra a figura de João Batista a quem muitos confundiam com o Messias. Na ocasião ele confirmou que não era o Cristo (cf. Jo 1,20). Ao contrário, apontou para Jesus revelando-o como o “cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1,29).

Jesus reconhece e valoriza esse testemunho de João como sendo testemunho da verdade. O testemunho maior de Jesus, porém, são as obras que ele mesmo realiza por desígnio do Pai. Essas obras são a prova de que Jesus veio do Pai. Não crer nessas obras é negar o Cristo; é privar-se da graça que Ele nos trouxe; é fechar-se ao amor redentor com que quis nos presentear.

Duas lições, pelo menos, podemos tirar desse texto. A primeira é que também nós devemos dar testemunho de Cristo a fim de que todos o reconheçam como salvador e libertador. Um testemunho que vá além das palavras, mas que se traduza em obras que revelem nossa radical adesão a Jesus e ao seu evangelho. Como João, devemos ser para nossos irmãos e irmãs “lâmpada acesa e a brilhar” (Jo 5,35), iluminando os caminhos de todos na direção de Jesus.

A segunda lição é que só poderemos dar testemunho de Jesus se reconhecermos suas obras. E quais são elas? O que elas revelam? É o próprio Jesus quem nos indica o que realiza quando o Batista, num momento de dúvida, enviou dois discípulos para perguntar a Jesus se Ele era mesmo o Messias. Jesus respondeu aos discípulos de João que contassem a ele o que viam e ouviam: “os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, e a Boa Nova é anunciada aos pobres. E feliz é aquele que não se escandaliza por causa de mim!” (Lc 7,22).

Essa é sua obra de Jesus: a obra da vida nova, a obra do Reino que chegou para todos e todas! Como a identificamos no hoje de nossa história?

Ó Cristo, abre nossos olhos para vermos tuas obras e faz-nos suas testemunhas a fim de que ajudemos nossos irmãos e irmãs a crerem que és nosso salvador e libertador. Amém!

Comentários

  1. "Ó Cristo, abre nossos olhos para vermos tuas obras e faz-nos suas testemunhas a fim de que ajudemos nossos irmãos e irmãs a crerem que és nosso salvador e libertador. Amém!"

    ResponderExcluir
  2. A cada dia podemos celebrar a vida e a certeza da vinda do Senhor. Assim como a primavera aguarda o verão e o outono o inverno, nós também aguardamos o Senhor, que está perto, que está chegando, que se aproxima de nós com a luz de seu amor. Fazendo-nos peregrinos nesta terra, caminhamos ao encontro dele queremos a vida, e nele nós a temos em abundância. Ele é nosso Deus, e vem para nos salvar.

    Leitura do profeta Isaías.
    A bondade de Deus sempre espera nossa volta e não rejeita nenhum daqueles que amam e o buscam, e todos podemos pertence ao povo de Deus.

    De Jesus, João afirmou, "Depois de mim virá aquele que é mais forte do que eu... " , pois ele bem sabia qual era sua missão e quem era Jesus, o Messias.

    Senhor, abre os nossos olhos, ouvidos e coração que quando formos buscar referências sobre alguém que os nossos olhos, ouvidos e corações possam enxergar, ouvir a verdade, a ver com os olhos do coração de quem está dando a informação se fala a verdade ou com o ciúmes, com inveja não sabemos o porque falam as mentiras. Mas você sabe de todas as coisas, vem nos ajude a permanecer firmes na fé mesmo em meios a tantas dores de falsos testemunho ao nosso respeito. Dai-nos o Deus a sua graça e suas bênçãos. Amém

    ResponderExcluir
  3. Jesus é nosso único salvador e libertador!O seu Reino já está em nosso meio!

    ResponderExcluir

Postar um comentário