A Palavra se faz vida

Deus realiza o impossível

Lc 1,5-25

Por Pe. Geraldo Martins

Deus nos surpreende sempre, costuma repetir o Papa Francisco. E é verdade. No entanto, quem não estiver atento ou mostrar incredulidade aos seus sinais, corre o risco de não ver e nem saborear as surpresas de Deus. É o que ocorreu com Zacarias neste texto em que o evangelista Lucas narra o anúncio do nascimento do Batista.

No Templo, exercendo suas funções, Zacarias foi surpreendido por Deus. Recebendo a visita do mensageiro divino, teve duas reações. A primeira foi de espanto e temor (cf. Lc 1,12). Depois, incredulidade (cf. Lc 1,18). Em sua mensagem, o anjo comunica-lhe o que parece impossível: ele e Isabel foram agraciados e terão um filho cuja missão será a de um profeta, por isso “será repleto do Espírito Santo” e trará alegria a muita gente (cf. Lc 1,14-15).

Vale a pena traçar um paralelo entre esta anunciação do anjo a Zacarias e a que foi feita a Maria. Encontraremos semelhanças, mas também algumas diferenças. Observemos, então: “Zacarias é visitado no templo e Maria é visitada em sua casa, em Nazaré; Zacarias revela-se incrédulo e Maria, cheia de fé; João Batista nasce de uma mulher estéril, enquanto Jesus nasce de uma virgem; João 'será cheio do Espírito Santo já desde o ventre da sua mãe' (v. 15) e 'muitos se alegrarão com o seu nascimento' (v. 14); Jesus será concebido por obra do Espírito Santo (Lc 1, 35) e todos se hão de alegrar com o seu nascimento (Mt 2, 13); Zacarias ficará mudo; Maria entoa o Magnificat em casa de Isabel” (dehonianos.org).

O que mais chama atenção nessas diferenças é a falta de fé de Zacarias – “Como terei certeza disso?” (Lc 1,18). Dúvida muito natural, explicada por ele mesmo: “Sou velho e minha mulher é de idade avançada” (Lc 1,18). Ele nem mencionou que, além disso, Isabel era estéril (cf. Lc 1,7). Esta incredulidade de Zacarias não era uma oposição ou resistência à graça de Deus, mas a manifestação de seu limite e de sua fraqueza. “Sua fé não atingiu ainda a altura e profundidade suficientes, ainda não sentiu que para Deus nada é impossível e que seu poder começa exatamente onde a fraqueza humana mostra os limites de suas possibilidades” (Missão cotidiano). Por isso, Deus relevou a falta de fé de Zacarias e realizou o impossível.

Senhor, releva sempre nossas incredulidades, fruto de nossas fraquezas e limitações, e realiza tuas surpresas em nossos corações e em nossas vidas. Abre-nos ao teu impossível!. Amém!

Comentários

  1. Nos faz ver com os olhos da fé, não com os meus olhos humano

    ResponderExcluir
  2. Na leitura do livro do Juízes. Deus mostra sua força e sua presença em instrumentos frágeis, como a mãe de Sansão que era estéril, e ele lutará em favor do povo de Israel para salvá-lo


    O anjo anuncia a Zacarias o nascimento de João Batista, e isso significa que não há mais barreiras, pois o céu chegou à terra.

    Senhor, seja uma rocha protetora para nós, um abrigo bem seguro que nos salva, realiza Senhor, as tuas surpresas em nossos corações e nos abre no teu impossível. E abra o nosso coração a esperança e nos ajuda a confiar em Ti. Amém

    ResponderExcluir
  3. Eu creio, senhor! Aumentai a minha fé! Fazei meu coração sempre semelhante ao vosso!

    ResponderExcluir
  4. "Senhor, releva sempre nossas incredulidades, fruto de nossas fraquezas e limitações, e realiza tuas surpresas em nossos corações e em nossas vidas. Abre-nos ao teu impossível!. Amém!"

    ResponderExcluir

Postar um comentário