A Palavra se faz vida

Lição de vida familiar

Missão da Família

Mt 2,13-15.19-23

Por Pe. Geraldo Martins

Celebrada no contexto do Natal, a festa da Sagrada Família nos ajuda a compreender o mistério da encarnação ao revelar como Jesus assumiu tudo o que é humano, menos o pecado. Tal como não nos compreendemos sem uma família, também Jesus quis ser reconhecido por sua família. Foi no seio da Família de Nazaré que Ele aprendeu a se sentir humano como nós e, ao mesmo tempo, nos ensinou como ser divinos como Ele.

Ensina o Papa Francisco: “A encarnação do Verbo numa família humana, em Nazaré, comove com a sua novidade a história do mundo. Precisamos mergulhar no mistério do nascimento de Jesus, no sim de Maria ao anúncio do anjo, quando foi concebida a Palavra no seu seio; e ainda no sim de José, que deu o nome a Jesus e cuidou de Maria” (Amoris Laetitia, 65)

O Evangelho de Mateus, proclamado na festa de hoje, mostra que a Família de Nazaré vive o drama do sofrimento, experiência tão comum à realidade humana. A fuga para o Egito prova que “Jesus participou no sofrimento do seu povo exilado, perseguido e humilhado”.  Revela que sua família está “plenamente inserida na tragédia humana” (Missal Cotidiano). Aponta também para as ameaças de morte que pairam sobre a vida que a família tem a missão de proteger.

São Paulo VI diz que Nazaré é uma lição de vida familiar. “Que Nazaré nos ensine o que é a família, sua comunhão de amor, sua beleza simples e austera, seu caráter sagrado e inviolável”. Não nos esqueçamos, porém, que, exceto a de Nazaré, “não existe a família perfeita, mas não é preciso ter medo da imperfeição, da fragilidade, nem mesmo dos conflitos; preciso é aprender a enfrentá-los de forma construtiva. Por isso, a família onde as pessoas, apesar das próprias limitações e pecados, se amam, torna-se uma escola de perdão(Papa Francisco, 2015).

Senhor, ajuda-nos a construir famílias que, a exemplo da Família de Nazaré, sejam testemunhas do amor, do serviço e da comunhão, capazes de superar seus desafios e imperfeições, sustentadas pela fé e pela esperança. Amém!

Comentários

  1. Deus nos faz contemplar seu infinito amor. Percebemos este amor manifestado na Sagrada Família de Nazaré, Onde encontramos Maria a cheia de graça e Bendita entre todas as mulheres. Lá encontramos José, chamado de homem justo, e Jesus que, obediente no ambiente familiar cresça e sabedoria estatura e graça diante de Deus e dos homens. Compreendendo nesta festa o valor e a missão da família no mundo atual da família pode ser majestosa Pois é dom divino e Santuário da vida Deus sempre aí embala com seu amor. Sim nós precisamos sua força sacramental também devemos nos perguntar sobre Nossa maturidade de fé e reaprender da ternura com que Deus nos trata.

    Nas leituras de hoje do livro do Eclesiástico e das Cartas de São Paulo aos Colossenses. Honrar, respeitar, socorrer os pais Estar atento às suas necessidades é cumprir a vontade de Deus, tendo a certeza que no tempo propício nossas preces serão ouvidas.
    A família torna-se casa de Deus quando seus membros se revestem do sentimentos de Misericórdia, que se manifestam na bondade, mansidão, paciência, perdão de uns para com os outros.

    Senhor, nos ajude a ser uma videira bem fecunda no coração da nossa casa , e que nossos filhos sejam os rebentos de oliveira, e assim abençoe todos nós homens e mulheres. Nos ajude a construir famílias a exemplo da família de Nazaré .Amém

    ResponderExcluir
  2. "Senhor, ajuda-nos a construir famílias que, a exemplo da Família de Nazaré, sejam testemunhas do amor, do serviço e da comunhão, capazes de superar seus desafios e imperfeições, sustentadas pela fé e pela esperança. Amém!"


    ResponderExcluir
  3. Senhor, ensina - me a ser família que perdoa, compreende e ama como foi a verdadeira família de Nazaré!

    ResponderExcluir

Postar um comentário