A Palavra se faz vida

Plena de graça!

Lc 1,26-38

Por Pe. Geraldo Martins

Celebramos, hoje, a solenidade da Imaculada Conceição de Maria. Este dogma, proclamado pelo Papa Pio IX, em 1854, convida-nos ao amor ainda mais intenso àquela que se associou ao seu filho Jesus Cristo no plano da salvação de toda a humanidade. 

Preservada de toda mancha do pecado original e enriquecida com a plenitude da graça de Deus (cf. Prefácio da Imaculada Conceição de Maria), Maria é estímulo e exemplo para que também nós trilhemos o caminho da pureza e da graça, no amor de Deus.

A cena da anunciação do anjo a Maria, proclamada nesta solenidade, revela-nos, antes de tudo, a pobreza, a simplicidade e a humildade de Maria. Deduzimos isso pelo fato de ela morar em Nazaré, uma desconhecida cidade da pobre e explorada região da Galileia, e por trazer um nome popular. Em Maria, Deus mostra sua predileção pelos pequenos e pobres. 

Plena de graça, Maria é exemplo de pureza e de fé. Em seu coração, o Senhor habita permanentemente, preenchendo-o de tal maneira que não sobra espaço para o pecado. Por isso, é convidada a alegrar-se sempre (cf. Lc 1,28). Escolhida para ser a mãe do salvador, ela se torna modelo de quem serve, na humildade, Àquele que a preserva do pecado e lhe confia tão grande missão – “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se sem mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38), diz ao mensageiro de Deus que lhe vem ao encontro.

Com seu ‘sim’, Maria nos ensina que “entrar no mistério de Cristo, querer operar a salvação, é pôr-se a serviço. Escolhida para ser mãe, declara-se serva” (Missal Cotidiano). Mostra-nos, ainda, que “fazer é mais importante do que falar; ensina-nos a preferir a obra humilde, mas tenaz e cheia de amor; pôr-se a serviço mesmo quando se é chamado a funções importantes” (idem).

Ao assumir a missão que Deus lhe confia, Maria nos mostra também “que o ser vem antes do fazer, e que é preciso deixar que Deus faça para ser verdadeiramente como Ele quer. É Ele quem faz em nós tantas maravilhas. Maria é receptiva, mas não passiva. Assim como, em nível físico, recebe o poder do Espírito Santo mas depois doa carne e sangue ao Filho de Deus que se forma nela, também em nível espiritual, acolhe a graça e corresponde a ela com a fé” (Papa Francisco, 8.12.2014). 

A Maria, nesse dia e sempre, dirijamos nossa prece com São João Paulo II:

 A ti, Virgem Imaculada, por Deus predestinada acima de todas as criaturas como advogada de graça e modelo de santidade para o seu povo, renovo no dia de hoje a confiança de toda a Igreja.

Sê Tu quem orienta os seus filhos na peregrinação da fé, tornando-os cada vez mais obedientes e fiéis à Palavra de Deus.

Sê Tu quem acompanha cada cristão ao longo do caminho da conversão e da santidade, na luta contra o pecado e na busca da verdadeira beleza, que é sempre um sinal e um reflexo da Beleza divina.

Sê Tu, ainda, quem obtém a paz e a salvação para todos os povos. O Pai eterno, que te quis como Mãe imaculada do Redentor, renove também no nosso tempo, por teu intermédio, os prodígios do seu amor misericordioso.

Amém!

Comentários

Postar um comentário