A Palavra se faz vida

Ver e testemunhar

Jo 1,29-34

Por Pe. Geraldo Martins

Uma das definições que o dicionário dá para a palavra ‘testemunha’ é: “Pessoa que atesta a veracidade de um ato ou presta esclarecimentos a respeito de determinados acontecimentos, confirmando-os ou negando-os”. Qual é, portanto, a função de uma testemunha? Contar o que viu sem aumentar nem diminuir nada. Com que objetivo? Fazer prevalecer a verdade e convencer aos que a ouvem de que fala a verdade e não há o que duvidar.

João Batista, no exercício de sua missão, foi testemunha de que Cristo é o Filho de Deus. Ele mesmo o atesta ao afirmar: “Eu vi e dou testemunho: este é o Filho de Deus” (Jo 1,34). Apontando-o como “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1,29), João Batista revela também a missão de Jesus que veio, não para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele (cf. Jo 3,17).

Uma das características da testemunha é a humildade, irmã gêmea da verdade, como revela o Batista ao dizer: “Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim” (Jo 1,30). Confundido com o Messias, João Batista reconhece o seu lugar e não ousa passar-se por quem não é (cf. Jo 1,20 – evangelho de ontem). Ele é tão somente ‘testemunha’.

Todos nós também somos chamados, a partir de nossa fé, a dar testemunho de Jesus Cristo, levando as pessoas a aderirem a Ele, tornando-se seus discípulos-missionários. Quanto mais forte for nossa experiência de Jesus, tanto mais forte será nosso testemunho e, quanto mais forte for nosso testemunho, tanto mais convenceremos as pessoas de que só em Jesus encontramos a razão de nosso existir.

O testemunho mais forte que podemos dar não é tanto com as palavras, mas antes de tudo com nossa vida. É ao testemunho que as pessoas seguem como lembra São Paulo VI: "O homem contemporâneo escuta com melhor boa vontade as testemunhas do que os mestres, ou então se escuta os mestres, é porque eles são testemunhas" (EN, 41)

Senhor, faz-nos testemunhas de teu amado Filho a fim de que, por meio de nosso testemunho, todos o reconheçam como o Cordeiro que tira o pecado do mundo e o busquem de coração. Amém!

 

Comentários

  1. João Batista proclama solenemente que Jesus é o cordeiro de Deus que tira nossos pecados e liberta a humanidade pois Ele é o Redentor.
    João Batista iluminado pela graça de Deus mostrou ao seus seguidores o Messias: "Eis o Cordeiro de Deus". Dá testemunho para os nossos irmãos, é preciso pensar nos irmãos, se de fato Queremos ser irmãos, se não amamos, não é verdade o nosso testemunho .

    Na leitura de hoje tirada da primeira Carta de São João. O valor de nossa vida está no fato de sermos chamados filhos de Deus, e sermos salvos por Ele, que nos ama e em nós tem confiança. Quem crê tem a vida, uma nova energia que é a graça de Deus. "Aquele que permanece em Cristo não peça."

    Senhor, nos ajude a dar verdadeiros testemunho que leva os nossos irmãos pra ti, que na hora das decepção, que saibamos ir pra sua frente, mesmo quando a vontade é de ir embora, mesmo quando agente fica sabendo de quem precisava dar o testemunho do amor, fala que não importa se vormos embora, lembramos de correr para os braços de Jesus de ir pra frente de Jesus Sacramento. Lá as suas lágrimas nunca vai cair no chão sempre no seu colo, lá vamos ser cumprimentos, vamos ser abraçados, lá vamos aprender a cantar um canto novo, porque seus braços fortes e Santo vá nos levar a vitória, e nos busquem de coração .

    ResponderExcluir
  2. Senhor, ensina- me a viver a verdade sem temer os obstáculos! Ser testemunha viva da sua presença em meio a humanidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário