A Palavra se faz vida

A autoridade de Jesus

Mc 1,21-28

Por Pe. Geraldo Martins

Ensinar faz parte da missão de Jesus. Ele é o mestre que ensina com autoridade, provocando admiração em quem o ouve. Em que ele se diferencia dos mestres da lei, que também tinham o ofício de ensinar e o faziam tão bem? É que Jesus não ensina apenas com palavras, mas, antes de tudo, com seu testemunho de vida, com coerência e autenticidade. Não ensina como quem busca fama ou prestígio, mas como alguém que leva vida e esperança às pessoas, especialmente, aos pobres e marginalizados.

O ensinamento de Jesus é sempre acompanhado de ação libertadora. Até os espíritos maus reconhecem que sua autoridade vem de Deus. Por isso, não resistem diante de Jesus que os domina e vence, como vimos neste texto de Marcos – “cala-te e sai dele!” (Mc 1,25). Só Deus tem poder de vencer o mal. Dele é que vem a libertação do ser humano sempre que se deixa aprisionar por algum espírito mau.

Jesus é o “Santo de Deus” (Mc 1,25). Quem assim o reconhece, fica livre de tudo que o perturba, acolhe seu ensinamento e se  faz seu discípulo. Veremos, no entanto, que nem todos serão capazes de reconhecê-lo como o enviado de Deus e o rejeitarão. 

Ainda hoje, há muitos que se enganam a si mesmos. Afirmam aceitar Jesus, mas agem de forma completamente oposta ao que Ele propõe e ensina. Filtram seu ensinamento, guardando para si apenas o que lhes convém. Assim, a admiração que nutrem por Jesus é vazia. Nunca se tornarão, verdadeiramente, seus discípulos.

Senhor, dá-nos teu Espírito a fim de acolhermos com alegria o ensinamento de teu Filho, tornando-nos, mais que seus admiradores, seus discípulos que experimentam a libertação que dá vida e esperança. Amém!

Comentários

  1. Na leitura de hoje tirada da Carta aos Hebreus. Cristo foi enviado pelo Pai, e experimentou a morte para que todos chegassem à salvação, graças ao seu amor é que podemos viver.

    A grande diferença entre Jesus e os escribas é que Ele estava impregnado de amor, e eles tinham por meta somente a obediência à lei.

    Senhor, já vivemos os primeiros dias deste ano mas hoje vamos te pedir pelos dias que virão. Pai do céu que sejam dias de bênçãos para todos nós, seu povo . Na árdua labuta de cada dia , mas em sintonia constante com seu amor. Nos ajude Senhor, a fazer de nossa vida benção e esperança. Nos ajude a caminhar juntos ao seu encontro e experimentar a libertação que dá vida e esperança. Amém

    ResponderExcluir
  2. O ensinamento de Jesus é sempre acompanhado de ações libertadoras.Ensina como alguém que leva vida às pessoas.

    ResponderExcluir
  3. "Senhor, dá-nos teu Espírito a fim de acolhermos com alegria o ensinamento de teu Filho!..."

    ResponderExcluir
  4. Faça da Palavra de Deus um diário para a sua vida, um diário espiritual

    ResponderExcluir

Postar um comentário