A Palavra se faz vida

Características do Reino

Mc 4,26-34

Por Pe. Geraldo Martins

A revolução tecnológica, sobretudo, a da comunicação, tem a rapidez e a instantaneidade como uma de suas características mais evidentes. Tudo é muito rápido e imediato. Isso nos deixou mal acostumados de tal forma que nos tornamos imediatistas, impacientes e exigentes para que tudo aconteça de acordo com o nosso tempo. Neste contexto, toda espera transforma-se numa espécie de tortura. Com isso, queimamos etapas e deixamos de compreender que “o tempo é superior ao espaço” e que “dar prioridade ao tempo é ocupar-se mais com iniciar processos do que possuir espaços” (Evangelii Gaudium, 223).

Penso que é disso que nos fala este trecho do evangelho de Marcos em que Jesus compara o Reino de Deus ao agricultor que lança a semente na terra e vai dormir, aguardando, tranquila e pacientemente, seu processo de germinar e produzir até a colheita.  Esta parábola ensina-nos que o Reino de Deus “possui em si mesmo um princípio de desenvolvimento, uma força secreta, que o levará à sua plena realização” (Bíblia de Jerusalém). A nós cabe ter paciência e confiança, nada mais. Não podemos ter a pretensão de querer determinar a hora de Deus. A pandemia deveria ter nos ensinado um pouco disso...Por isso, “em vez de agitação, serenidade; em vez de indolência, esforço; em vez de desânimo, certeza da fé” (Missal Cotidiano).

Outra característica do Reino aparece na segunda parábola contada por Jesus que o compara ao grão de mostarda que "que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra" (Mc 4,31). Aqui a ênfase está na pequenez, na humildade, na simplicidade. Acostumados ao que é espalhafatoso, grandioso e espetacular, nem sempre damos valor ao que nos parece insignificante e pequeno. 

Fazendo memória, hoje, do grande “Doutor Angélico”, Santo Tomás de Aquino, aprendamos com ele que nos ensina: “quem quiser viver na perfeição, nada mais tem a fazer do que desprezar aquilo que Cristo desprezou na cruz e desejar o que ele desejou. Na cruz, pois, não falta nenhum exemplo de virtude”.

Senhor, dá-nos as virtudes da paciência, da confiança e da humildade para vivermos segundo os valores do teu Reino que teu Filho nos mereceu doando sua vida cruz por nós. Amém!

Comentários

  1. "Senhor, dá-nos as virtudes da paciência, da confiança e da humildade para vivermos segundo os valores do teu Reino que teu Filho nos mereceu doando sua vida cruz por nós. Amém!"

    ResponderExcluir
  2. Na leitura de hoje tirada da Carta aos Hebreus. Crie e deixar os projetos pessoais e aceitar deixar-se conduzir por Deus para onde Ele quiser nos levar," e o justo viverá por sua fidelidade".


    A semente esconde a força da vida. Seu crescimento é lento e silencioso, mas seguro e certo. Assim é a presença do Reino no meio de nós.

    Senhor, dai-nos as virtudes da paciência, da confiança a certeza de que a salvação de quem é justo vem de Deus. Nos ajuda a fazer o bem sobre a terra, colocar a nossa alegria em ti, nos ajude a não deixar ninguém matar a nossa alegria e nos deixar ser guiado e cuidado por ti. Obrigado Senhor por doar sua vida por nós. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário