A Palavra se faz vida

Chamados para estar com Jesus

Mc 3,13-19

Por Pe. Geraldo Martins

No início de sua missão, uma das primeiras atitudes de Jesus foi organizar um pequeno grupo que o acompanhasse. Trata-se, verdadeiramente, de uma pequena comunidade. Aliás, era comum no tempo de Jesus que os pregadores tivessem seguidores. João Batista também tinha seus discípulos. Com Jesus ocorreu o mesmo. Podemos nos perguntar, no entanto, qual a diferença do grupo de Jesus em relação aos demais.

Em primeiro lugar, observe-se que o próprio Jesus é quem chama seus discípulos e o faz livremente – “chamou os que Ele quis” (Mc 3,13). Que critérios usou em sua escolha? Teria chamado os mais importantes? Os mais inteligentes ou sábios? Os mais ricos? Os mais disponíveis e generosos? Os mais capazes?... Os critérios de Deus são sempre diferentes dos nossos como lembra Isaías: “Meus pensamentos não são vossos pensamentos, e vossos caminhos não são meus caminhos” (Is 55,8).

Em segundo lugar, Marcos diz que Jesus designa doze apóstolos para ficar com Ele a fim de que sejam enviados para a missão. Ficar com Jesus significa, antes de tudo, assumir sua vida, seu projeto, sua missão. Aprender com Ele a relacionar-se com o Pai e com o povo. Jesus é o mestre a ensinar seus discípulos. Para aprender as lições do mestre é preciso ficar com ele. Essa é a condição para ser apóstolo. Ficar com Jesus, portanto, precede a missão.

Jesus continua chamando os que Ele quer. Ensina São João Paulo II que “é sempre Cristo – diretamente ou pelo seu ‘sacramento universal da Salvação’ que é a Igreja – quem torna perceptível o chamamento divino para um trabalho que é colaboração pessoal com Ele. Assim Ele fez com os primeiros Apóstolos: ‘Chamou a Si os que Ele quis e eles foram-se para junto d’Ele’ (Mc 3,13; cf. Mc 6,7). A resposta depende da generosidade do coração de quem é chamado, pois Aquele que chama deixa sempre a liberdade de opção” (João Paulo II – visita ao Brasil – 5.7.1980)

Como temos respondido ao chamado que Cristo nos faz?

Ó Pai, fazei que ouçamos o chamado do vosso Filho e nos coloquemos à sua disposição para partir em missão a fim de anunciá-lo aos irmãos e irmãs.

Comentários

  1. Bom dia !! Fazei- me Senhor instrumento de vossa paz que minha alegria de te seguir seja maior que as atribuições do dia a dia.

    ResponderExcluir
  2. Leitura de hoje tirada da Carta aos Hebreus. Em Cristo, Deus fez uma aliança com os homens e assim todos podem ser criaturas novas. A Nova Aliança tem suas raízes muito mais profunda do que a antiga aliança, baseada na lei, agora ela está firmada no coração humano e faz de toda criatura um ser novo.

    Os discípulos, estando próximo de Jesus, aprendem dele o novo jeito de ser e de ensinar. Ele lhes dá o testemunho de sua própria vida e ensina-os a partilhar sua missão.

    Ensina-nos Senhor. Amém

    ResponderExcluir
  3. "Ó Pai, fazei que ouçamos o chamado do vosso Filho e nos coloquemos à sua disposição para partir em missão a fim de anunciá-lo aos irmãos e irmãs." Amém!💗

    ResponderExcluir
  4. Quando Deus nos chama, Ele o faz consciente da nossa capacidade e da nossa limitação. Ele vê o coração e faz as Suas escolhas dentro do que é justo e não de acordo com as nossas razões humanas, por isso, Ele escolhe pessoas que aos nossos olhos são incapazes, sem gabarito, despreparadas.

    ResponderExcluir
  5. Senhor, cura nossa surdez pra que possamos ouvir seu chamado e poder evangelizar aqueles que precisam de vós..Amém!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário