A Palavra se faz vida

Operários/as da messe do Senhor

Lc 10,1-9

Por Pe. Geraldo Martins

A escolha e o envio de 72 discípulos para a missão, alertados sobre a extensão da messe e o número pequeno de trabalhadores, indicam que todos temos a responsabilidade de trabalhar na messe para que a colheita não se perca. Alguns aspectos, no entanto, chamam atenção e devemos observá-los se, de fato, quisermos cumprir com fidelidade nossa missão.

Em primeiro lugar, Jesus envia os discípulos em duplas como a dizer que a missão é de responsabilidade da comunidade. Ninguém faz missão sozinho ou em nome próprio.

Em segundo lugar, é preciso observar as condições da missão colocadas por Jesus. O missionário/a deve ser manso - enviado como ‘cordeiro par o meio de lobos’ (Lc 10,3); pobre e desprendido – não levar ‘bolsa nem sacola nem sandálias’ (Lc 10,4); pacífico – sua primeira mensagem é a paz: ‘a paz esteja nesta casa!’ (Lc 10,5); não deve exigir nada – ‘comam do que servirem’ (Lc 10,9); deve interessar-se pelos outros e servi-los – ‘curem os doentes e digam que o Reino de Deus está próximo’ (cf Lc 10,9). Temos todas essas disposições?

Além disso, o missionário/a não deve se iludir porque nem todos acolherão a mensagem. Por isso Jesus prepara os discípulos também para a rejeição – ‘quando não forem bem recebidos, sacudam a poeira’ (cf. Lc 10,10-11). Isso, no entanto, não deve impedir que a mensagem seja anunciada – ‘no entanto, saibam que o Reino de Deus está próximo’ (Lc 10,11).

É imperativo que continuemos pedindo ao Senhor que mande bons operários/as para sua messe. Quando olhamos para as necessidades e carências da humanidade, constatamos o quanto precisamos de trabalhadores e trabalhadoras na messe do Senhor. Não se trata apenas dos ministros ordenados, mas de batizados/as que assumam sua vocação missionária e a exerçam em todos os lugares espaços e circunstâncias.

 “Devemos rezar incessantemente ao ‘dono da messe’, isto é, a Deus Pai, a fim de que envie operários para trabalhar no seu campo, que é o mundo. E cada um de nós deve fazê-lo com o coração aberto, com uma atitude missionária; a nossa oração não deve limitar-se apenas às nossas carências, às nossas necessidades: uma oração é verdadeiramente cristã se tiver também uma dimensão universal”, ensina o Papa Francisco (07.07.2019).

Ó Pai, dá-nos disposição para trabalhar na vossa messe a fim de que não se perca a colheita. Toca o coração de todos os teus filhos a fim de que se coloquem a caminho para anunciar a boa nova de Cristo, nosso libertador. Amém!

Comentários

  1. Na leitura de hoje da segunda Carta de São Paulo a Timóteo. Paulo anima Timóteo a caminhar Firme em sua missão de evangelizador, pede-lhe que Não Se Afaste jamais do Evangelho. Do meu pai.

    O reino de Deus está próximo de todos nós, mas a coleiro com fé e alegria Depende de nossa disposição e sinceridade.

    Senhor, nos ajude a anunciar sua salvação dia após dia .Dai-nos disposição de trabalhar mesmo quando não somos acolhidos, toca no nosso coração assim mesmo e nos dá fortaleza e sabedoria pra nos colocar a caminho para anunciar a boa Nova Libertadora. Amém

    ResponderExcluir
  2. Deus de bondade e de misericórdia ajuda me a trabalhar mais na sua messe, pois os trabalhadores são poucos e temos uma tarefa enorme, e só com sua força daremos conta de levar o evangelho aos corações necessitados. Amem!

    ResponderExcluir

Postar um comentário