A Palavra se faz vida

O caminho do discipulado

Jo 1,35-42

Por Pe. Geraldo Martins

Somos movidos sempre pelo desejo que nos impulsiona a sair de nós mesmos para ir ao encontro daquilo que buscamos e que nos realiza. Muitas vezes, esse desejo nasce do testemunho de alguém. É o que vemos acontecer com esses dois discípulos do Batista. Bastou que este que lhes apontasse o “Cordeiro de Deus” para que se deixassem guiar pelo irresistível desejo de conhecer aquele que se tornaria seu novo e único mestre.

A pergunta que fazem a Jesus – “Mestre, onde moras?” (Jo 1,38) – não é mera curiosidade, mas desejo profundo de conhecer a pessoa de Jesus e por que é apresentado como “Cordeiro de Deus”. O encontro se dá verdadeiramente quando se conhece. Para tanto, são necessários, pelo menos, três passos: ir, ver, permanecer. E o convite parte de Jesus: “Venham ver” (Jo 1,39).

O que viram? O que descobriram? O evangelho não revela e nem é preciso. A atitude de André que parte dali para encontrar-se com seu irmão Pedro é suficiente para compreender que o encontro acontecera – “encontramos o Messias” (Jo 1,41). O encontro leva ao seguimento. Tornaram-se discípulos de Jesus, inclusive Pedro que também vai ao encontro de Jesus e tem seu nome mudado (Jo 1,42).

Bento XVI lembra-nos que começamos a ser cristãos verdadeiramente quando fazemos nosso encontro pessoal com Cristo. Diz ele: “Ao início do ser cristão, não há uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo” (Deus caritas est, 1).

A todos Cristo chama para conhecer sua morada e sua pessoa a partir do testemunho de alguém. Porém, o movimento de ir, ver e permanecer com Ele é sempre pessoal. Isso não cabe à testemunha, mas tão somente ao que é chamado. Como temos respondido ao chamado que Cristo nos faz? Qual a nossa disposição em ir, ver, permanecer, seguir e testemunhar Jesus Cristo?

Senhor, faz arder em nosso coração o desejo de conhecer teu Filho para que caminhemos ao seu encontro e façamos a descoberta de que Ele é o Messias e que segui-lo muda tudo em nossa vida. Amém!

Comentários

  1. Na leitura de hoje da primeira Carta de São João. Enquanto vivemos, será sempre necessário o esforço para que não nos desviemos do caminho de Deus, por isso contamos com a graça divina.

    Há sempre a hora de Deus para os que o procuram com sinceridade estes, poderão vê-lo, contemplá-lo e permanecer com Ele.

    Senhor, nos faz contemplar a salvação do nosso Deus, e
    ir ao teu encontro e permanecer na tua presença e muda tudo na nossa vida. Amém

    ResponderExcluir
  2. Senhor,faz- me cada dia mais buscar o conhecimento profundo do ir, ver e permanecer na sua presença presente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário