A Palavra se faz vida

A fé nasce do encontro

Jo 1,43-51

Por Pe. Geraldo Martins

Jesus, no início de seu ministério, forma um grupo que o acompanhará e a quem formará para dar continuidade à sua missão. É um grupo diverso e chamado também de forma diversa. Alguns se apresentam a ele, como João e André, indicados por João Batista, e Pedro, indicado por André (Jo 1,35-42 – evangelho de ontem). A outros, o próprio Jesus é quem chama, como Filipe, no texto de hoje que apresenta Jesus se deslocando para a Galileia onde começará sua missão.

Todo aquele que encontra Jesus, forçosamente, dá testemunho dele e desperta no outro o desejo de conhecê-lo. Com Filipe não foi diferente. Estando com Natanael, influente liderança em Israel, vai dizer-lhe que encontrara o Messias. O interessante é que Filipe identifica Jesus com suas origens – é de Nazaré e filho de José. Garante, porém, que é dele que falam as Escrituras e os profetas (Jo 1,45)

Essas são as credenciais de Jesus, o seu currículo. E como para muitas pessoas, acreditar ou não no outro depende de seu currículo, Natanael pôs em dúvida a messianidade de Jesus por causa de suas origens. Como mestre da Lei, porém, não poderia negar as Escrituras nem a Lei. O convite de Filipe, então, não poderia ser recusado – “venha ver” (Jo 1,46). Esse é o movimento de quem, verdadeiramente, quer encontrar Jesus. É preciso movimentar-se, sair de si mesmo, do lugar em que se encontra. ‘Ir ver’ implica desinstalar-se, dispor-se ao novo, abrir-se ao desconhecido.

Quem se dispõe a ver Jesus é visto por Ele antes. A iniciativa do encontro é sempre de Deus que, em Jesus, nos vê no lugar em que nos encontramos, no cotidiano de nossa vida – “eu te vi debaixo da figueira” (Jo 1,48), diz Jesus a Natanael. E quando constatamos que Jesus nos conhece para além das aparências - "Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade" (Jo 1,47) – rendemo-nos ao seu amor e nos convencemos de que nele temos a salvação – “"Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel" (Jo 1,49). A fé brota no coração de quem faz a experiência do encontro e tudo na vida toma novo sentido.

Lembra-nos o Papa Francisco: “Encontrar com Jesus equivale a encontrar o seu amor. Este amor transforma-nos e torna-nos capazes de transmitir aos outros a força que nos doa” (Audiência Jubilar – 30.01.2016). Deixemo-nos ser vistos por Jesus debaixo da figueira que nos abriga e partamos para encontrá-lo. Só assim faremos a maravilhosa experiência do encontro com o amor.

Senhor, abre-nos os olhos do coração para sentirmos teu amor e conduze-nos ao encontro de teu Filho a fim de que nos tornemos seus discípulos, anunciadores da salvação que Ele nos trouxe. Amém!

Comentários

  1. Na leitura de hoje das Cartas de São João. A imagem é sempre antiga e nova: "amai-vos uns aos outros", Pois é preciso despertarmos sempre para viver, crescer e frutificar na comunhão de amor.

    Em nossa fé, devemos sempre nos aproximar de Jesus com simplicidade e sinceridade, e entrar em comunhão com Ele, como fez Natanael.

    Senhor, sabemos que és bom que sua bondade perdura para sempre, abra os olhos do nosso coração para sentirmos o teu amor e a certeza de que você mesmo que nos fez, e somos seu povo e rebanho e nos ajude a te encontrar. Amém

    ResponderExcluir
  2. Encontrar com Jesus, equivale encontrar no seu amor, pois fé brota no coração de quem faz a experiência do encontro.

    ResponderExcluir
  3. "Senhor, abre-nos os olhos do coração para sentirmos teu amor e conduze-nos ao encontro de teu Filho a fim de que nos tornemos seus discípulos, anunciadores da salvação que Ele nos trouxe. Amém!"

    ResponderExcluir

Postar um comentário