A Palavra se faz vida

Guiados pelo Espírito

Mc 1,7-11

Por Pe. Geraldo Martins

O batismo de Jesus marca o fim da missão de João Batista e o início da missão de Jesus. A transição é feita sem traumas. Revestido de uma humildade incomum, João Batista dá testemunho da grandeza daquele cujos caminhos veio preparar – “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias” (Mc 1,7” (Mc 1,7). Como seria bonito se, em nossa Igreja, a troca de funções fosse sempre assim tão serena, livre dos carreirismos que levam ao apego aos cargos e funções...

Ao se aproximar para o batismo, Jesus mostra, mais uma vez, seu rebaixamento. Ele se apresenta como um pecador, tal como os pecadores que procuravam o batista para receber o batismo da conversão. João Batista, no entanto, o reconhece em toda sua grandeza e a missão que lhe caberá – “Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo" (Mc 1,8). O rebaixamento há de ser sempre o caminho do discípulo que, verdadeiramente, segue o mestre. Batizados em nome de Cristo, outro não deve ser nosso caminho que o do rebaixamento a exemplo do próprio Jesus.

A manifestação da Trindade no batismo de Jesus é a confirmação da comunhão que une as três pessoas divinas no amor e a revelação de que aquele que acabara de ser batizado é, realmente, o Filho de Deus. A Trindade como que corrobora o testemunho do Batista. Toda a missão de Jesus será exercida em comunhão com o Pai e o Espirito Santo.

Pelo batismo, também somos habitados pela Trindade e o Espírito Santo passa a dirigir nossa vida a fim de que, no seguimento de Jesus, nos tornemos filhos amados do Pai. Diz o Papa Francisco: “O Espírito Santo que animou inteiramente a vida e o ministério de Jesus, é o mesmo Espírito que guia hoje a existência cristã, a existência de um homem e de uma mulher que se dizem e querem ser cristãos. Pôr sob a ação do Espírito Santo a nossa vida de cristãos e a missão, que todos recebemos em virtude do Batismo, significa reencontrar a coragem apostólica necessária para superar fáceis comodidades mundanas” (Angelus, 11 de janeiro de 2015).

Senhor, dá-nos a graça de viver de acordo com o batismo que recebemos a fim de que sejamos conduzidos pelo mesmo Espírito que guiou teu filho e, assim, sermos reconhecidos como teus filhos amados. Amém!

Comentários

  1. "Senhor, dá-nos a graça de viver de acordo com o batismo que recebemos a fim de que sejamos conduzidos pelo mesmo Espírito que guiou teu filho e, assim, sermos reconhecidos como teus filhos amados. Amém!" 🙏

    ResponderExcluir
  2. O Espírito Santo é Deus nos guiando em toda a verdade, fazendo florescer os dons –em especial o do amor- e dando-nos a capacitação para mudarmos nossa mentalidade corrompida, frutificando em obras e vida plena.

    ResponderExcluir
  3. Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias” (Mc 1,7” (Mc 1,7). Como seria bonito se, em nossa Igreja, a troca de funções fosse sempre assim tão serena, livre dos carreirismos que levam ao apego aos cargos e funções...

    ResponderExcluir
  4. No dia de hoje traz-nos essa certeza: todos têm um lugar no coração de Deus. Esteja a pessoa Onde Estiver, Deus lá está, ao seu lado, com amor e misericórdia. Esse eterno, que se faz tão presente em nossa realidade humana, faz-nos compreender que o que vale não é a ganância a exploração mas sim a fraternidade, não a revolta e a inveja, mas sim harmonia, a justiça e a caridade Entre todos. Ele é a "festa" que nos faz viver e alegrar-nos. Ele é o "amado do Pai", e só nele encontramos a salvação.

    Na leitura de hoje da primeira Carta de São João. A presença de Cristo é continuamente atualizada por meio do sacramentos da igreja, pelos quais Ele nos Comunica a Vida divina.

    O Pai dirige sua palavra a Jesus, confirma seu amor e sua unidade, pois, pelo batismo, Jesus inicia sua vida pública, no anúncio do Reino.

    Senhor, nos ajude a viver e dar testemunho do nosso batismo, que quando for as trocas de funções na a igreja seja feita com amor e caridade sem machucar sem feri a alma dizendo que não importa se machucou ou não. Renova o teu Espírito Santo em nós mesmo na dor continuemos firme te buscando, buscando a cura da alma o dom do amor e do perdão. Nos ajude a reconhecer que somos seus filhos amados. Que saibamos te glorificar e cantar louvores e buscar a paz que nos dá como alimento, te louvar por tanto carinho,a nenhum outro revelou os seus preceitos. Amém

    ResponderExcluir
  5. Senhor, dai- me a graça de viver meu batismo de acordo com a sua vontade e assim ser testemunha viva da ação do Espírito Santo.Amem!

    ResponderExcluir

Postar um comentário