A Palavra se faz vida

Vencer preconceitos

Mc 6,1-6

Por Pe. Geraldo Martins

A frustração e a decepção parecem ter sido experimentadas também por Jesus durante a sua missão, mesmo cumprindo-a de forma perfeita. A admiração de seus conterrâneos e familiares pela sabedoria de seus ensinamentos, transformada em escândalo por causa de sua origem, mostra como o ser humano usa critérios diferentes para dar crédito àqueles que lhe comunicam a Boa Nova do Reino.

A atitude de seus conterrâneos é marcada pelo preconceito que lhes fecha o coração e impede que façam a experiência do encontro com Jesus. O preconceito bloqueia o caminho da fé e, sem esta, ninguém pode se beneficiar da novidade trazida por Cristo. Por isso, o evangelista revela que Jesus não fez milagres em sua própria terra, – “ali não pôde fazer milagre algum” (Mc 6,5)-, embora tenha curado alguns poucos de suas doenças (Mc 6,5), ficando “admirado pela falta de fé deles” (Mc 6,6).

Não nos apressemos em condenar os conterrâneos de Jesus sem antes avaliar se também não comportamos como eles quando somos provados em nossa fé, quando questionamos, por suas origens, condição social e cultural, aqueles que nos comunicam o Evangelho. Não seria essa a razão de nem sempre sentirmos a graça de Deus que nos cura, liberta e salva?

Senhor, livra-me do preconceito que me impede de crer e acolher com alegria a palavra libertadora de teu filho Jesus. Não permitas que minha admiração por sua sabedoria se transforme em escândalo por causa de sua humanidade que nos diviniza. Amém!

Comentários

  1. Leitura de hoje tirada da Carta aos Hebreus. Todos precisamos ser educado nas coisas divinas, para que jamais abandonemos a graça de Deus.

    Em Nazaré, a familiaridade e a proximidade com Jesus impedem a compreensão de sua ação. Será
    que nós hoje a compreendemos bem?

    Senhor, Livra-nos do preconceito do julgamento das pessoas por causa de nossos familiares e assim somos excluídos. Que lembremos que o seu amor por quem te respeita, é de sempre para sempre. Nos ajude a te louvar a lembrar que você é o Pai que compadece de seus filhos e tem compaixão dos os que tem. Nos ajude a guardar fielmente a sua aliança feita com seus filhos amados que somos nós. Amém

    ResponderExcluir
  2. "Senhor, livra-me do preconceito que me impede de crer e acolher com alegria a palavra libertadora de teu filho Jesus."💗

    ResponderExcluir
  3. Eu creio senhor, mais aumentai a minha fé! O senhor é meu pastor e guia,nada me faltará.

    ResponderExcluir

Postar um comentário