A Palavra se faz vida

O toque da libertação

Mc 6,53-56

Por Pe. Geraldo Martins

A fama de Jesus espalhara-se por toda a Galileia. Por isso, já não tinha mais tempo para si mesmo. Era sempre procurado por muita gente e a todos ele atendia. Tinha, porém, a preocupação de que o confundissem com um milagreiro ou um curandeiro e não o reconhecessem como o Filho de Deus, salvador e libertador da humanidade.

É o mesmo risco que corre hoje. Diante de tantas carências e necessidades, muitos procuram um Jesus curandeiro e não o Cristo do Evangelho que mostra seu compromisso com a vida em todas as suas manifestações. Não se preocupam em fazer uma verdadeira experiência de fé que os leve à adesão sincera a Jesus Cristo a ponto de se comprometerem também com a transformação das estruturas injustas da sociedade. Querem que Jesus lhes dê prosperidade, que os faça recuperarem-se economicamente, que retomem seus negócios e adquiram bens como casa, carro, símbolo de sua felicidade. São os propagadores da “teologia da prosperidade”.

Em seu evangelho, Marcos diz que os doentes queriam tocar ao menos as vestes de Jesus e “todos quantos o tocavam ficavam curados” (Mc 6,56). De fato, de Jesus sempre emana a força renovadora da vida, a energia que cura e liberta, o poder que vence o mal. E todos queremos ser curados de nossos males. Tocar em Jesus, porém, significa, antes de tudo, identificar-se com ele, assumindo suas atitudes de compromisso com a vida e a justiça. "As multidões procuram o pão, procuram a cura, e se esquecem da conversão do coração, da adesão à pessoa de Cristo, do perdão dos pecados" (Missal Cotidiano). 

E nós, por que procuramos Jesus? Como podemos tocar nele hoje? Mais do quem em suas vestes, podemos tocar nele acolhendo sua Palavra, vivendo os Sacramentos e, especialmente, cuidando dos pobres, tocando sua carne sofredora no povo (cf. EG, 24). Quem faz isso é curado de suas doenças, sobretudo, do orgulho, da vaidade, do egoísmo e da indiferença que nos impedem de olhar o outro como irmão e irmã.

Senhor, faz-nos caminhar ao encontro de teu Filho e transforma nosso desejo de tocar nele em compromisso com teu reino de amor e justiça. Amém!

Comentários

  1. "Senhor, faz-nos caminhar ao encontro de teu Filho e transforma nosso desejo de tocar nele em compromisso com teu reino de amor e justiça. Amém!"

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Pai ensina nos a buscar o seu filho Jesus em todas as circunstâncias da vida, experimentando sempre o toque e suave restaurador da Sua palavra que cura e liberta.

      Excluir
  3. Na leitura de hoje tirada do livro do Gênesis.
    Eis a mensagem fundamental: Deus é o criador de tudo o que existe e é solidário com aquilo que criou:" e Deus viu que era bom"!

    Somente a fé pode sustentar a vida dos pobres, dos excluídos dos doentes pois só em Deus podem encontrar apoio acolhida e a cura.

    Senhor, nos faz caminhar ao seu encontro, mesmo quando somos excluídos, feridos não só a carne, o coração mais a alma, nos ajude a sermos justos mesmo quando são injusto conosco, nos ajude a alegra com as suas obras, nos envolve na tua luz e no teu mandato, Senhor, quando a dor vier pelas injustiça, toca-nos com o teu amor e nos cura, nos ajuda a lembrar que Jesus venho para nós pecadores,
    que você nunca vai nos deixar, transforma a nossa dor no amor pelo teu reino de justiça. Amém

    ResponderExcluir
  4. Jesus, ensina nós a conviver com tudo aquilo que nós prejudica no dia a dia!

    ResponderExcluir

Postar um comentário