A Palavra se faz vida

Condições para seguir Jesus

Mc 8,34-9,1

Por Pe. Geraldo Martins

Após anunciar sua paixão, morte e ressurreição, Jesus apresenta três condições para quem deseja tornar-se seu discípulo: renunciar a si mesmo, tomar a cruz e segui-lo. Não há outro caminho para quem quer se identificar com Jesus.

A primeira condição traduz-se no esforço da pessoa descobrir e cumprir plenamente a vontade de Deus. Renunciar a si mesmo é deixar-se guiar pela Palavra de Deus e assumir seus projetos em vista da transformação da sociedade para que seja sinal de seu Reino entre nós. Significa conduzir-se pela lógica do evangelho que propõe vida simples, desapegada, pronta para acolher e servir ao outro, partilhando com ele a partir de sua necessidade. Isso implica conversão, isto é, uma mudança radical na direção da própria vida a fim de conformá-la com os desígnios do Senhor.

Tomar a cruz, por sua vez, significa assumir os projetos de Jesus, comprometendo-se com a vida e a libertação dos pobres e excluídos. Engana-se quem pensa que tomar a cruz signifique procurar o sofrimento e a dor. É, antes, estar disposto a enfrentá-los quando surgem como consequência da luta em favor da vida e da justiça tal como ocorreu com Jesus.

Tomar a cruz não é apenas “suportar pacientemente tribulações diárias”, mas “suportar com fé e responsabilidade aquela parte do esforço, aquela parte do sofrimento que a luta contra o mal implica”. Dessa forma, torna-se compromisso de “participação com Cristo na salvação do mundo”, lembra o Papa Francisco (30.08.2020).

Só quem renuncia a si mesmo e pega a cruz está apto a seguir Jesus. Não apenas acompanhá-lo, mas fazer o mesmo caminho que Ele fez, assumir as mesmas causas que Ele assumiu, dispondo-se a dar a própria vida pelo Reino como Ele ao morrer na cruz pelos justos e pecadores. Estamos, de fato, dispostos a seguir Jesus? Trilhemos, então, o caminho da renúncia e da cruz.

Senhor, dá-me a graça da renúncia de mim mesmo e não permitas que renuncie à cruz a fim de que me torne verdadeiro discípulo de teu Filho e participe, um dia, das alegrias de teu Reino. Amém!

Comentários

Postar um comentário