A Palavra se faz vida

 Julgados por nossas opções

Mt 25,31-46

Por Pe. Geraldo Martins

Este texto de Mateus, de cunho escatológico, fala do julgamento final a que todos estaremos sujeitos. Ao descrevê-lo, o evangelista busca imagens do profeta Ezequiel que narra o julgamento que o Senhor fará entre ovelha e ovelha, entre carneiros e bodes (cf. Ex 34,17). O que será levado em conta no dia do julgamento? As obras de misericórdia.

Como rei-Messias, Jesus não levará em conta tanto as obras excepcionais que cada um tenha feito, mas aquelas que traduzem misericórdia para com os que se encontram em situação mais vulnerável, os mais necessitados, traduzidos aqui por “menores dos meus irmãos” (Mt 25,40). Estes são personificados nos que carecem das necessidades básicas para viverem com dignidade: os famintos, os sedentos, o estrangeiro, quem está nu, os doentes e os prisioneiros. Seremos, então, julgados por nossa caridade em relação a esses que são os menores a reclamarem nossa solidariedade e nosso amor fraterno, numa perspectiva transformadora, libertadora.

Observemos que o “acento do texto recai sobre o amor ao próximo, valor moral supremo” (Bíblia de Jerusalém), fazendo com que o julgamento tenha uma força ética, moral, mais até que “religiosa”. Desta forma, todo aquele que pratica a caridade, terá a redenção de Cristo, mesmo os não cristãos.

Diante deste evangelho, devemos nos perguntar como temos vivido a opção preferencial pelos pobres, especialmente, nestes tempos difíceis em que vemos crescer a desigualdade social e o sofrimento de tantos irmãos e irmãs pela falta de políticas publicas que atendam os pobres e excluídos.

O papa Francisco nos encoraja a sermos ser irmãos e amigos dos pobres, “a fazer com que se sintam importantes aos olhos de Deus. Não esqueçam que são pessoas, não números, cada um com o seu fardo de dor, que às vezes parece impossível carregar. Tendo isto sempre presente, saberão olhar para elas nos rostos, nos olhos, apertar-lhes a mão, descobrir nelas a carne de Cristo” (03.10.2015). 

Senhor, esta Quaresma nos ajude em nossa conversão, levando-nos à prática das obras de caridade a fim de merecermos, um dia, a redenção que teu Filho nos mereceu. Amém!

Comentários

  1. "Senhor, esta Quaresma nos ajude em nossa conversão!..."

    ResponderExcluir
  2. Na leitura tirada do livro do Levítico.
    Deus é santo e por isso comunica-se conosco por meio de seu amor, para arrancarnos da miséria e libertar-nos da escravidão de nós mesmos e das coisas.

    Não bastam bons propósitos ou muitas palavras se com isso nos desviamos dos necessitados, Pois é a caridade o único meio de viver a comunhão com Deus e com os irmãos.

    Senhor, conforta a nossa alma, nos ajude a sermos fiéis, dai-nos a sabedoria dos humildes. Alegra o nosso coração,nos converte Senhor, e nos ajude a praticar as obras da caridade. Amém

    ResponderExcluir
  3. Assim seja Senhor Jesus..Amém!

    ResponderExcluir
  4. Misericórdia, Senhor! Pois pecamos contra vós! Eu reconheço todo o meu pecado mais sei que o senhor é puramente amor, perdão e misericórdia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário