A Palavra se faz vida

O cumprimento da Lei

Mt 5,17-19

Por Pe. Geraldo Martins

A Lei e os Profetas são, para os judeus, a garantia de se chegar a Deus e ao seu Reino. Ignorá-los ou refutá-los é colocar-se em direção oposta à vontade divina e, consequentemente, ao seu Reino.

Jesus tem consciência disso, mas sabe também do desvirtuamento que a Lei e os Profetas sofreram ao longo da história, por isso explica que veio, não para dar-lhes um fim, senão o pleno cumprimento. Revela, assim, a unidade que há entre o Antigo e o Novo Testamento.

No aperfeiçoamento da Lei em vista da justiça e da vida, Jesus coloca o amor no centro. Aquele que o pratica em sua dupla dimensão - amor a Deus e aos irmãos -, cumpre a justiça do Reino e garante a vida e a dignidade dos irmãos e irmãs. Este mandamento é para ser vivido e ensinado. Quem o pratica e ensina outros a fazê-lo é grande no Reino, porque faz de Deus o centro de sua vida, deixando-se guiar por Ele. Somos, então, responsáveis não só por praticar, como também por ensinar esse mandamento aos irmãos.

Nesse contexto é que devemos entender as atitudes de Jesus que contrariam a Lei, por exemplo, curando em dia de sábado, tocando os impuros, tomando refeição com pecadores. Ele não ensina a desobediência à Lei, mas seu aperfeiçoamento a fim de fazer que ela volte a ser caminho que conduz a Deus, isto é, o caminho da justiça. Torna-se para nós, então, inspiração de como devemos proceder diante de leis que desrespeitam a vida e não garantem justiça, ou seja, conclama-nos a lutar sempre por leis que, verdadeiramente, defendam a vida e a dignidade humana.

Senhor, ajuda-nos a praticar toda lei que se fundamenta no amor e na justiça e dá-nos a graça de participar de teu Reino. Amém! 

 

 

Comentários

  1. "Senhor, ajuda-nos a praticar toda lei que se fundamenta no amor e na justiça e dá-nos a graça de participar de teu Reino. Amém!"

    ResponderExcluir
  2. A verdadeira Lei está acima de qualquer ser humano.Pois a verdadeira Lei não escraviza nem mata, não comete injustiça e discriminação.Apena ama a todos com a Amor que vem do alto.O amor de Deus que é justo!

    ResponderExcluir
  3. Na leitura de hoje tirada do livro do Deuteronômio. São motivadoras as palavras de Deus para nós hoje. "Quem os praticar e ensinar, será considerado grande no reino dos céus", assim ensina Moisés.

    Jesus garante a validade das promessas e das normas dada no antigo testamento. Afirma, porém, Que elas serão assumidas e cumpridas de um modo que complete suas limitações de modo semelhante devemos olhar para o que recebemos do passado, doutrina continua válida, as normas ainda valem, mas podemos e devemos compreendê-las e vivê-las de modo mais profundo. O evangelho continua a ser a boa notícia no meio de nossa história.

    Senhor, ajuda-nos a prática a sua lei fundamentada no seu amor, nos ajude a te glorificar o teu nome, cantar louvores , na certeza que nos abençoou, que saibamos anunciar a tua palavra e tua lei pois nenhum povo recebeu tanto carinho, obrigada por nos revelar o seus preceitos. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário