A Palavra se faz vida

A missão das lideranças

Mt 21,33-43.45-46

Por Pe. Geraldo Martins

É admirável a coragem profética de Jesus que se serve de uma parábola para condenar, de forma exemplar, as lideranças religiosas por não cumprirem com fidelidade sua missão. Os elementos da parábola não deixam dúvida quanto a isso. A vinha refere-se a Israel, o povo eleito; o proprietário é Deus; os empregados enviados são os profetas; o filho é Jesus que vai morrer fora de Jerusalém; os que arrendam a vinha são as lideranças cuja responsabilidade era ajudar o povo a viver a fidelidade da Aliança; outro povo diz respeito aos pagãos.

A parábola deixa evidentes, pelo menos, quatro elementos: a confiança de Deus nas lideranças a quem entrega sua vinha, isto é, seu povo; a missão das lideranças, que é fazer a vinha produzir frutos, ou seja, levar o povo a agir conforme os desígnios de Deus; a cobrança, por parte de Deus, dos frutos que espera de sua vinha e, por fim, a justiça de Deus que retira a vinha dos infiéis e a confia a quem cumprirá com fidelidade sua missão.

Cuidar da vida do povo. Eis a missão das lideranças! Só é capaz de cumpri-la quem faz da autoridade um serviço abnegado e amoroso, gratuito e compassivo, esquecendo-se de si e colocando o outro no centro. Não ficará impune aquele que, tendo a tarefa de servir o povo a fim de que produza frutos, foge à sua responsabilidade e, pior ainda, se apropria do povo, dele se servindo para satisfazer seus próprios interesses. Vemos isso ocorrer, lamentavelmente, entre vários tipos de lideranças, como por exemplo, políticas e religiosas.

A profecia exige que denunciemos a atitude dos que, em qualquer tempo, têm colaborado para o sofrimento do povo, seja por sua omissão, seja por deliberada opção de servir ao mercado e não à vida, como vimos no tempo da pandemia. Continua válida a sentença de Jesus: “o Reino de Deus será tirado de vocês e será entregue a um povo que produzirá frutos” (Mt 21,44). É preciso gritar esta sentença com voz amplificada, ainda que se tenha como resposta a mesma que os sumos sacerdotes e fariseus deram a Jesus: ameaça e violência. Nossa fé nos tem colocado nesse caminho?

Senhor, livra-nos de todos os que usam o poder em benefício próprio e dá-nos lideranças que cuidem de teu povo a fim de que tenha vida e produza os frutos que dele esperas. Amém!

Comentários

  1. Na leitura de hoje tirada do livro do Gênesis. José é vendido como escravo por inveja e pelo ódio dos seus irmãos.

    A parábola da Vinha nos lembra a passagem do Antigo Testamento os que se recusavam a acreditar em Jesus. É o que entenderam os sacerdotes e fariseus. Aplica-se porém a nós também, a todos que fomos escolhidos e chamado por Deus que em nós depositou sua confiança. Quanto maior o amor gratuito que recebemos tanto maior será a nossa responsabilidade.

    Senhor, nos liberta do pecado do egoísmo, da inveja e do ciúmes.
    Dai-nos liderança que saiba cuidar do teu povo seus filhos amados. Nos faz lembrar sempre das suas maravilhas, a sua palavra tem razão que saibamos ouvi-la e compreende-la. Amém

    ResponderExcluir
  2. "Senhor, livra-nos de todos os que usam o poder em benefício próprio e dá-nos lideranças que cuidem de teu povo a fim de que tenha vida e produza os frutos que dele esperas. Amém!"

    ResponderExcluir
  3. Senhor, livrai- nos de todos que usam o poder para seu próprio interesse e benefício.

    ResponderExcluir

Postar um comentário