A Palavra se faz vida

A favor ou contra Jesus

Lc 11,14-23

Por Pe. Geraldo Martins

Este texto de Lucas nos revela duas verdades. A primeira é que Jesus vence o mal e torna o ser humano livre. Isso fica claro quando Jesus expulsa o demônio de um mudo que recupera sua capacidade de falar. Para isso é que Cristo veio: para tirar os filhos e filhas de Deus do domínio da maldade e devolver-lhes a liberdade e a dignidade. Só Deus tem o poder de superar o mal que tenta apossar-se de suas criaturas.

Diante de Jesus, esta é a segunda verdade, não é possível ficar indiferente. É preciso decidir-se: ou se está a favor ou contra ele; ou nos colocamos ao seu lado na luta contra o mal, ou somamos com aqueles que fazem o mal – “quem não está a meu favor, está contra mim, e quem não ajunta comigo, dispersa” (Lc 11,23). Ao seu lado estão os que ficaram admirados com seu poder de expulsar demônios; contra Ele ficam os incrédulos que o colocam como vindo de satanás e não de Deus – “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que Ele expulsa os demônios” (Lc 11,15).

Definir de que lado estamos é determinante para nos posicionarmos diante de tantas situações que são claramente manifestação do mal e afrontam a vontade de Deus a respeito de seus filhos e filhas. A desconfiança que gera a incredulidade é uma forma da qual muitos se servem para justificar sua posição contrária ao projeto de Deus. Vemos isso, lamentavelmente, quando defendem projetos de morte gestados por políticas que retiram direitos, ignoram e sacrificam os empobrecidos, favorecem os ricos e anulam o poder de participação popular.

Quem se decide por Jesus sente sua força libertadora que livra de todo mal e, ao mesmo tempo, assume a luta contra tudo aquilo que fere a vida e a dignidade da pessoa humana. “Quem não está com Cristo, empenhado na luta contra o mal, está a serviço de satanás; e quem acredita em qualquer coisa sem se comprometer com Cristo, nada aproveita” (Missal cotidiano). Inevitável perguntarmo-nos: de que lado estamos?

Ó Cristo, cremos que vieste do Pai e tens o poder de vencer todo mal. Enche-nos de tua coragem na luta contra toda situação que fere de morte os filhos e filhas de Deus, especialmente, os pobres e vulneráveis. Amém!

Comentários

  1. "Ó Cristo, cremos que vieste do Pai e tens o poder de vencer todo mal. Enche-nos de tua coragem na luta contra toda situação que fere de morte os filhos e filhas de Deus, especialmente, os pobres e vulneráveis. Amém!"

    ResponderExcluir
  2. Na leitura de hoje tirada do livro do profeta Jeremias. Deus nos dá uma ordem de ouvir a tua voz, e quem não aceita a correção, a fé morre e é arrancada da boca.

    É uma tristeza a pessoa se fechar a fé em Cristo. Mesmo diante de tão sublime sinal do Pai, seu Filho Jesus Cristo, ainda ainda encontramos em nossos dias os que se fecham, desprezam e abandonam a verdade é eterna e se afastam da Aliança do amor do pai em seu Filho Jesus Cristo Jesus.
    Jesus o sinal do amor do Pai para conosco e por isso mesmo se reduz aos nossos esquema ou pensamentos. Precisamos sim amar o Cristo Sem reserva alguma.
    Quem acolhe a palavra realiza o que ela nos diz,"quem não está comigo está contra mim."

    Senhor, cremos que venho pra nos livrar de todo mal, abre Senhor os nossos corações e nos ajude a ouvir a tua voz, vamos ao teu encontro e caminhamos com louvor e te celebramos com alegria e somos as suas ovelhas que você nos conduz com as suas mãos. Dai-nos Senhor a coragem de lutar contra tudo que nos fere de morte. Amém

    ResponderExcluir
  3. Quem se decide viver por Jesus sente sua força libertadora que lhe defende de todo mal.

    ResponderExcluir

Postar um comentário