A Palavra se faz vida

Exemplo de fé

Jo 4,43-54


Por Pe. Geraldo Martins

O funcionário do rei que vai de Cafarnaum a Caná, na Galileia, suplicar a Jesus pela vida de seu filho que está à beira da morte, é exemplo e testemunho de quem se deixa conduzir pela fé. Nem mesmo a resposta de Jesus, aparentemente, uma censura dirigida aos moradores da Galileia – “se não virem sinais e prodígios, vocês não acreditam” (Jo 4,48) – inibe o funcionário real que, ao contrário, insiste com Ele: “desce, antes que meu filho morra” (Jo 4,49). A súplica insistente é própria de quem põe em Deus toda sua esperança e confiança.

A fé do funcionário real é provada também quando Jesus diz apenas “pode ir, seu filho está vivo” (Jo 4,50), sem, contudo, descer a Cafarnaum como era desejo do suplicante. Ressalta o evangelista: “ele acreditou na palavra de Jesus e foi embora” (Jo 4,50). Eis a base de tudo: acreditar na palavra de Jesus! Isso nos faz pensar que a fé é que leva ao milagre, que São João chama de sinal, e não o contrário.

A razão de, muitas vezes, não alcançarmos as graças que pedimos e das quais temos necessidade não estaria no fato de fazermos o caminho inverso? Não são poucos os que condicionam sua fé à realização do milagre que esperam, isto é, só acreditam se alcançarem a graça que desejam. O evangelho mostra o contrário, ou seja, a força da fé é que faz os sinais acontecerem em nossa vida. Nem mesmo a presença física de Jesus é necessária.

A Quaresma é tempo privilegiado para nos colocarmos diante de Deus e refletir sobre a “qualidade” ou a maturidade de nossa fé. Não podemos nos enganar a nós mesmos. Se falta profundidade em nossa relação com Jesus, se vivemos nossa fé na superficialidade, dificilmente teremos um encontro com Cristo que modifique nossa vida. Somos, então, desafiados a “acreditar na palavra de Jesus e ir embora”. É no caminhar movido pela fé que os milagres acontecem (cf. Jo 4,51).  

Senhor, dá-nos a graça de uma fé verdadeira, que nos cura, nos transforma e nos faz novas criaturas em teu filho Jesus. Amém!

Comentários

  1. "Senhor, dá-nos a graça de uma fé verdadeira, que nos cura, nos transforma e nos faz novas criaturas em teu filho Jesus. Amém!"

    ResponderExcluir
  2. É no caminhar movido pele Fé que o milagre acontece.ajuda- me senhor a não desanimar em meios os obstáculos do cotidiano.

    ResponderExcluir
  3. Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

    Hebreus 11:6

    ResponderExcluir
  4. Leitura do profeta Isaías.
    A esperança do povo de Deus manifestada no novo céus, na nova terra, a onde não vai ouvir o grito da dor.

    Jesus é acolhido com alegria e júbilo na Galileia, bem ao contrário do jeito com que foi recebido em sua terra, Nazaré . Ali Jesus cura o filho do oficial do rei, que mesmo sendo Pagão, buscou em Jesus a salvação para seu filho. Num mundo onde as relações humanas são muito marcadas pelo jogo de interesses e a gratidão ainda é escassa, é preciso pensar na proximidade de Jesus com as pessoas. Dele temos que aprender a nos relacionar com os irmãos e irmãs verdadeiros.
    Certamente diante desse evangelho podemos nos perguntar qual é o lugar do amor em nossa vida? Para que nossas relações cristãs sejam autênticas.

    Senhor, dai-nos a graça de uma fé verdadeira, louvado seja por ter nos livrado dos risos dos inimigos, por nos salvar da morte, damos graças e cantamos seu santo nome, sede Senhor nosso abrigo protetor, e nos faz nova criatura em seu Filho Jesus. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário