A Palavra se faz vida

Acolher o testemunho

Jo 5,31-47

Por Pe Geraldo Martins

Esta é a última parte do discurso de Jesus aos judeus por causa da cura do doente junto à piscina de Betesda. Ele evoca aqui quatro testemunhas a seu respeito: João Batista (v. 35), os milagres ou obras que realiza (v. 36), o Pai (v. 32.37) e as Escrituras (v.39). Ainda assim os judeus se recusam a acreditar nele.

Quando nos predispomos contra alguém, dificilmente nos abrimos à sua verdade, negando-lhe acolhida e qualquer relação de proximidade. Pior que isso, às vezes, somos-lhe hostis e o combatemos até derrotá-lo. Vemos isso ocorrer com os judeus na sua relação com Jesus ao se fecharem a todo testemunho em favor de Jesus. “O motivo de tal cegueira é a busca de si mesmo, a falta de amor de Deus” (Missal cotidiano). E isso pode acontecer também conosco.

Hoje também há muitos testemunhos eloquentes de Jesus para além dos que encontramos na Sagrada Escritura, na liturgia, na Igreja. Pensemos, por exemplo, nos “mártires da caminhada” que, por causa de Jesus e do Evangelho, derramaram seu sangue na defesa da vida daqueles e daquelas que tinham desrespeitados seus direitos e sua dignidade. Há os que, por amor a Cristo e unicamente por isso, doam a própria vida no serviço gratuito aos pobres e descartados da sociedade; os que se consomem, anonimamente, na prática do bem nas periferias do mundo, movidos somente pela alegria de servir a Cristo.

Os testemunhos têm a finalidade de levar as pessoas a Cristo a fim de que nele creiam e o acolham como a razão de sua vida. Contudo, sem disposição interior e desejo sincero de conversão, nenhum testemunho será suficiente para que a pessoa reconheça Jesus como o salvador e libertador. Aqueles que, como os judeus, buscam a própria glória e não a de Deus (Jo 5,44), não acreditarão em Jesus, mesmo diante dos mais nobres testemunhos a seu respeito. Cuidemos para que não engrossemos a fila destes.

"Nossa vida precisa ser um sinal de que o projeto de Deus encontrou berço na história dos homens e se faz realidade todas as vezes que um cristão luta para amar" (Liturgia Diária O Pão Nosso de Cada Dia)

Ó Deus, dá-nos a graça de beber sempre na fonte que nos dá testemunho de teu Filho para nele crermos e a Ele nos entregarmos a fim de sentirmos o seu amor e a sua misericórdia. Amém!

Comentários

  1. "Ó Deus, dá-nos a graça de beber sempre na fonte que nos dá testemunho de teu Filho para nele crermos e a Ele nos entregarmos a fim de sentirmos o seu amor e a sua misericórdia. Amém!"

    ResponderExcluir
  2. Em João o julgamento e a condenação de Jesus se fazem num contexto diferente, no confronto com as autoridades Judaica. Apesar dos testemunhos a favor de Jesus serem de maior peso e credibilidade, os chefes do Povo condenam o inocente, interessados em manter seus privilégio.
    Jesus tenta esclarecer diante dos judeus incrédulos quem Ele é e para que veio. Se entendessem os escritos de Moisés, saberiam quem é Jesus.

    Na leitura de hoje tirada do livro do Êxodo. É comovedor ver o esforço que Moisés faz para interceder junto a Deus em favor de seu povo.

    Senhor, dai-nos a graça de beber sempre a fonte que nos dá testemunho do teu Filho. Lembra de nós, o Senhor, segundo o seu amor para com o vosso povo. Nos ajude a não esquecer de Ti, que nos salva amém

    ResponderExcluir
  3. O seguimento de Jesus exige renúncia, aceitação, perdão, justiça e conversão sempre..

    ResponderExcluir

Postar um comentário