A Palavra se faz vida

A verdade que liberta

Jo 8,31-42

Por Pe. Geraldo Martins

Quem se dispõe a seguir Jesus tem como compromisso permanecer em sua palavra. Isso significa assumir seus ensinamentos e praticá-los até às últimas consequências; fazer de Jesus o único referencial da própria vida e nele depositar toda sua esperança. Este é o caminho para alguém se fazer seu discípulo, conhecer a verdade e, assim, tornar-se livre (cf. Jo 8,31-32).

O pecado escraviza o ser humano que, voltado para si mesmo, busca a satisfação de seus próprios interesses, abandona o caminho do amor e ignora os valores do Reino. Quem se entrega a práticas que mancham a dignidade de filho de Deus com a qual foi criado – “Todo aquele que faz pecado é escravo do pecado” (Jo 8,34) -, perde o controle sobre si mesmo e passa a viver sob as ordens do mal. A libertação desta escravidão se dá no momento em que a pessoa conhece a verdade e por ela se deixa conduzir. Jesus é a verdade. Quem resiste a conhecer e permanecer em sua palavra afasta-se da verdade.

O pior pecado é não se admitir escravo do pecado e julgar-se livre, afirmando ser filho de Deus, mas negando Jesus Cristo como enviado do Pai, como ocorreu com os judeus que queriam matar Jesus (Jo 8,37.40). Seremos verdadeiramente livres se nos deixarmos libertar por Jesus (cf. Jo 8,36).

Quem se assume como filho de Deus deve praticar as obras de Deus e não as obras do pecado. Às vezes nos contradizemos, como os interlocutores de Jesus neste discurso registrado por São João, afirmando que somos de Deus, mas agimos de maneira oposta à sua vontade, fechando-nos aos ensinamentos de seu filho Jesus – “se Deus fosse mesmo o Pai de vocês, vocês me amariam porque eu saí de Deus e estou aqui” (Jo 8,42).

Ó Cristo, faz-nos conhecer tua verdade e nela permanecer a fim de sermos libertos do pecado que escraviza e mata. Amém.

Comentários


  1. "Ó Cristo, faz-nos conhecer tua verdade e nela permanecer a fim de sermos libertos do pecado que escraviza e mata. Amém"

    ResponderExcluir
  2. A libertação é uma das aspirações mais intensas do ser humano, tanto individualmente quanto coletivamente. Não existe outro caminho para chegar a ela a não ser pela aceitação da verdade, ou seja na fé em Jesus Cristo. O ser humano se ilude em pensar-se autosuficiente e que não é portador de nenhum tipo de escravidão, sem aceitação do caminho que é Jesus não se chega a uma libertação plena e total.
    Jesus é o redentor e a sua Missão Libertar todos os que nele creem:"se o filho vos libertar, serei verdadeiramente Livre".

    Na leitura de hoje tirada da profecia de Daniel. Três jovens se recusaram a adorar Ídolos e falso Deuses ponto julgados em uma fornalha ardente, foram salvos maravilhosamente pelo anjo do Senhor.

    Senhor, faz-nos conhecer a tua verdade e nela permanecer. Nos ajuda a te Louvor, a ti honrar e de dar glória eternamente, Livra-nos do pecado que nos escraviza e nos faz vitorioso, sede bendito no celeste firmamento. Amém

    ResponderExcluir
  3. Quem se dispõe a seguir Jesus têm como compromisso viver e meditar suas palavras contidas na Bíblia .Que Ele nos livre de todo tipo de pecado que afasta- nós de sua presença viva e redentora.

    ResponderExcluir

Postar um comentário