A Palavra se faz vida

Jesus revela sua identidade

Jo 8,51-59

Por Pe. Geraldo Martins

Quando nos fechamos a algo que desafia o nosso conhecimento e a nossa fé, toda argumentação parece inútil e até mesmo o óbvio é negado. Em seu diálogo com os judeus, Jesus tem dificuldade de fazê-los reconhecer sua natureza divina exatamente porque estão fechados a qualquer verdade que não seja a que construíram dentro de si. Isso também pode ocorrer conosco.

A afirmação de Jesus “se alguém guardar minha palavra, jamais verá a morte” (cf. Jo 8,51) soa como algo absurdo para os judeus que o acusam de estar com o demônio. Ao invés de se abrirem para entender o significado do que diz Jesus, aferram-se ao próprio conhecimento. “Enquanto suas funções os habilitam a reconhecer o Messias, os chefes do povo não chegam a reconhecer a personalidade divina de Cristo” (Missal Cotidiano).

Esse embate com os judeus permite a Jesus revelar, de maneira mais profunda, sua identidade na sua relação com o Pai, mostrando o caminho que também nós devemos seguir: “ele honra o Pai (v. 49), guarda a Palavra do Pai (v. 55), está em comunhão com o Pai (v. 58)” (Missal Cotidiano).

Não seremos capazes de reconhecer a identidade de Jesus se não nos deixarmos guiar pela fé. A atitude final dos judeus – “apanharam pedras para atirar nele” (v. 59) – é própria de quem foi vencido e desmascarado na sua capacidade de dialogar e na sua incredulidade. Agimos assim também quando somos vencidos na defesa de nossas ‘verdades’?

Ó Pai, envia-nos teu Espírito a fim de que, guiados por sua luz, saibamos reconhecer a verdadeira identidade de teu Filho Jesus, guardando sua Palavra para experimentarmos a verdadeira vida para a qual nos criaste. Amém!

Comentários

  1. Leitura de hoje tirada do livro do Gênesis. A partir de Abraão Deus se revela de modo mais claro e permanece fiel a seu plano de salvação, Farei de ti o pai de uma multidão de nações".

    Os judeus pensavam que em matéria de tradição da fé nada poderia ser superior Abraão, a Moisés ou aos profetas. Por isso não entendem e não aceitam que Jesus tinha recebido do pai o poder de dar a vida. É acusado então de ser idólatra e blasfemo,e de estar possuído do demônio.
    Por não conhecerem a verdade sobre Jesus os judeus se escandalizaram e não entenderam o que Ele diz em relação a Abraão.

    Senhor, envia-nos o teu Santo Espírito e nos guia com a tua luz nos ajudando a reconhecer a sua verdadeira identidade e nos ajuda a lembrar da aliança que fez e faz com agente e nos ajude a buscar constantemente a tua face lembrar sempre das maravilhas faz seus prodígios e as palavras dos seus lábios e assim experimentarmos a verdadeira vida para a qual nos criaste. Amém

    ResponderExcluir
  2. Que através do Espírito Santo santificados, saibamos reconhecer Jesus como mestre e senhor de nossa vida, nossa história de salvação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário