A Palavra se faz vida

Ungido pelo amor

Jo 12,1-11

Por Pe. Geraldo Martins

Em Betânia, que significa ‘casa dos pobres’, Jesus toma refeição na casa de seus três amigos – os irmãos Marta, Maria e Lázaro, que Ele ressuscitara. Ao que parece, os discípulos o acompanhavam. Sua morte estava iminente, conforme o registro do tempo pelo evangelista: seis dias antes da páscoa (Jo 12,1).

Maria, ao ungir os pés de Jesus com perfume tão caro, convida-nos a reconhecê-Lo como o Messias-Salvador a quem devemos prestar nossa adoração e louvor. Seu gesto nos recorda que Jesus é o ungido do Pai, enviado para anunciar a boa nova aos pobres e libertar os oprimidos, conforme ele mesmo declarara (cf. Lc 4,18).

A unção que Maria realiza em Jesus escandaliza Judas. Fechado ao amor de Cristo, ele disfarça seu verdadeiro interesse, tomando os pobres como escudo. Sua atitude nos faz pensar naqueles que se servem das funções que ocupam para explorar os pobres ao invés de servi-los. Lembra-nos os que vivem de populismo, tão comum no mundo da política.

A resposta de Jesus não é um desprezo aos pobres ao dizer que sempre os teremos conosco. Tampouco é um assentimento aos gastos exagerados com os ornamentos e objetos sagrados, como vemos em muitos lugares. Jesus não quer alimentar o capitalismo que também invadiu nossas igrejas. Jesus acolhe a unção de Maria porque traduz o amor de quem nele crê e compreende sua morte como redentora da humanidade – “ela fez isto em vista do dia da minha sepultura” (Jo 12,7).

Nossa fé deve nos levar a oferecer a Deus o que temos de melhor, não há dúvida. Nisso devemos imitar Maria. Jamais, porém, nos é permitido usar as palavras de Cristo para ignorar os pobres, viver como se eles não existissem e não nos comprometer com sua libertação. Afinal, só entra no reino quem se fizer pobre. O próprio Jesus foi quem o declarou (Lc 6,20).

Senhor, o gesto de Maria nos ensine a acolher teu Filho como nosso Salvador e nos faça contemplar sua glória na Ressurreição. Amém!

Comentários

  1. Jesus Cristo obediente e fiel ao projeto do Pai, atitude que o leva à morte, torna-se o centro do destino da humanidade. Ele é o libertador e salvador, que nos permite passar para a vida verdadeira e definitiva.
    Maria lavou e perfumou os pés de Jesus Diante da inquietação de Judas, Jesus disse: "deixa-a ; ela fez isso em vista do dia da minha sepultura".

    A leitura , do livro do profeta Isaías (42,1-7) A figura do servo descrita nos cantos de Isaías aponta para o futuro Messias: "Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas pelas ruas".

    Senhor, que o gesto de Maria nos ensina a acolher o teu Filho como nosso salvador. Você é a nossa luz e salvação. Nos liberta do medo pois você é a a nossa proteção nos ajude a confiar em todo tempo e situações, nos ajude a esperar em ti e em ti ter a coragem e nos faça contemplar a tua glória. Amém

    ResponderExcluir
  2. Jesus é o nosso Messias e Salvador.Nossa fé deve levar- nós a Deus o que temos de melhor sem nenhuma dúvida 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir

Postar um comentário