A Palavra se faz vida

Acolher o Ressuscitado

Mt 28,8-15

Por Pe. Geraldo Martins

As reações diante da ressurreição de Jesus são diferentes segundo as relações que se estabeleceram com Ele antes de sua paixão e morte. Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago (cf. Mc 16,1), mulheres que o seguiam e nele acreditavam, têm misturados os sentimentos de medo e alegria. O próprio Crucificado-Ressuscitado é quem lhes espanta o medo, confirma-lhes a alegria e as envia em missão para comunicar sua ressurreição – “Alegrem-se... Não tenham medo. Vão anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão” (Mt 28,9-10).

Já os soldados responsáveis pela guarda do corpo de Jesus, mancomunados com os sumos sacerdotes, seguem o caminho da corrupção para negar a ressurreição. Vendem-se para espalhar a falsa notícia de que o corpo de Jesus fora roubado por seus discípulos, embora tenham testemunhado o mesmo que as mulheres: um terremoto, o anjo do Senhor removendo a pedra do sepulcro e dizendo que Jesus havia ressuscitado (cf. Mt 28,2). Fecham-se, assim, ao encontro com o Ressuscitado que traz alegria e vida nova a quem o acolhe.

O mistério da ressurreição de Jesus só é reconhecido e acolhido por quem tem o coração movido pela fé e aberto à graça. É o caso das mulheres que se prostram aos pés do Crucificado-Ressuscitado em atitude de adoração (Mt 28,9). Para quem, como os soldados, são meros espectadores e têm o coração fechado à manifestação de Deus, a ressurreição não passa de uma fantasia. Curvam-se aos interesses dos que combatem contra Jesus e, ao invés de se fazerem anunciadores da verdade, tornam-se propagadores de uma mentira.

E nós, como reagimos diante da ressurreição de Jesus? Que sentimentos ela provoca em nós, sobretudo, em tempos sombrios que nos desafiam? Se nos deixarmos guiar pela fé, seremos tomados pela alegria e nos transformaremos em missionários da ressurreição, comunicando a todos a força e a vida nova que nos vêm do Cristo. Se, ao contrário, resistirmos à graça e nos fecharmos em nós mesmos, perderemos a oportunidade de sentir o amor de Deus que, em seu Filho Crucificado-Ressuscitado, nos renova e nos garante a vitória sobre tudo o que nos aflige.

Ó Cristo, tua ressurreição é nossa vitória! Faz-nos missionários e missionárias desta verdade a fim de levarmos a luz da alegria e da esperança aos nossos irmãos e irmãs. Amém.

Comentários

  1. Jesus, ajude-me a nunca fechar em mim mesma a fim de perder a oportunidade de contar sempre com seu amor e sua graça que renova e reanima meu coração.

    ResponderExcluir
  2. Leitura de hoje dos Atos dos Apóstolos.
    Pedro, lendo nas escrituras o que fora dito por Davi entende que Jesus é o Messias."Deus ressuscitou este mesmo Jesus e disto todos nós somos testemunhas."

    Jesus vai ao encontro das mulheres e lhes pede, "Ide anunciar a meus irmãos que se dirijam para Galileia. Lá eles me verão".

    Senhor, a tua ressurreição é a nossa vitória, renova em nós a fé no Cristo ressuscitado, na certeza de que passamos da morte para a vida , vitória garantida para sempre. E nos ajude a levarmos a luz, a alegria e a esperança aos nossos irmãos e irmãs. Amém

    ResponderExcluir
  3. Nós devemos encher de uma alegria transbordante e tornar-nos apaixonados seguidores e anunciadores de seu evangelho .

    ResponderExcluir
  4. Assim seja Senhor Jesus. Amém!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário