A Palavra se faz vida

Nascer do alto

Jo 3,7-15

Por Pe. Geraldo Martins

No diálogo com Nicodemos, Jesus revela duas coisas: sua própria identidade e o novo nascimento a que somos chamados, condição para entrarmos no Reino. Na base de tudo isso está a fé que nos faz acreditar que Jesus é o Filho do Homem que veio do alto e que nos faz nascer do alto por meio da água e do Espírito, isto é, do batismo.

O novo nascimento a que somos vocacionados exige rompimento com o passado, ou seja, com aquelas práticas e comportamentos que não traduzem nossa adesão a Jesus Cristo. Nascer do alto implica, portanto, uma opção radical de seguimento a Jesus que, tal como a serpente do deserto, foi levantado na Cruz “para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna” (Jo 3,15).

A fé batismal exige que pautemos a nossa vida segundo os valores do Evangelho. Se o batismo nos reveste de Cristo e nos configura a Ele, temos a responsabilidade e o dever de agir como Cristo no mundo. É também através de nós que Ele continuará revelando seu amor, sua misericórdia, seu perdão, sua paz. Quem, pelo batismo, nasce do alto, pensa as coisas do alto e não as da terra. Por isso, devemos nos questionar sempre: como vivemos nosso batismo?

Nascer do alto não nos aliena do mundo. Ao contrário, mergulha-nos nele para que ajudemos a transformá-lo na perspectiva de que seja sinal do Reino de Deus. Quem nasce do alto, então, tem compromisso com a vida e a dignidade humana, com a justiça, com a verdade e a paz. É no Cristo Ressuscitado que nascemos de novo. Ele é que nos envia o Espírito que nos faz novas criaturas capazes de testemunhar a força renovadora do amor que nos vem de Deus.

Senhor, dá-nos a graça de nascermos do alto e faz-nos missionários de teu amor e de tua misericórdia, levando vida nova para nossos irmãos e irmãs. Amém! 

Comentários

  1. Obrigado Jesu, por ter nos dado o espírito santo no nosso batismo. Amém!

    ResponderExcluir
  2. O Cristo ressuscitado é o novo Adão, o homem novo. O pai tomou a iniciativa amorosa de criar novos céus e Nova Terra, agindo no mistério da rendição por meio de seu Filho, que veio Dele e para Ele volta através da cruz- exaltação. Participamos desse Novo nascimento por obra do Espírito e do Batismo. Graças podemos dar a Deus por acreditar e seguir neste caminho desejamos ir e perseverar até o fim.
    Nicodemos é a figura do Povo que vivia na escuridão, e deseja agora conhecer e viver a luz do Reino trazido por Jesus.

    Na leitura tirada dos Atos dos Apóstolos. A igreja é uma comunidade de pessoas que, nascido do Espírito de Deus, procuram viver a partilha e a comunhão, pois atendem que este é o caminho do amor que leva ao Reino.

    Senhor, dai-nos a graça de nascermos do altar e nos faz verdadeiros missionários de teu amor. Amém

    ResponderExcluir
  3. Quem nasce do alto não aliena- se do mundo, mais pelo contrário,reveste- se dá força do Espírito Santo e se torna missionário do Reino em meio a tantas forças do mal que a sociedade vêm oferecendo.

    ResponderExcluir
  4. Precisamos aprender a observar os sinais das coisas de Deus enquanto ainda caminhamos na terra, para que a nossa alma já comece a viver aqui, a alegria do céu.

    ResponderExcluir

Postar um comentário