A Palavra se faz Vida

 Salvos pelo amor

Jo 3,16-21

Por Pe. Geraldo Martins

A encarnação de Jesus é a maior prova do amor de Deus pela humanidade. Esse amor revela sua plenitude quando, livremente, Jesus aceita morrer na cruz para resgatar o mundo do pecado e do mal que o dominam. Lembra-nos o Papa Francisco: “Sempre que olhamos para o crucifixo, encontramos este amor. O crucifixo é precisamente o grande livro do amor de Deus. Não é um objeto para colocar aqui ou ali, mais bonito, não tão bonito, mais antigo, mais moderno... não. É precisamente a expressão do amor de Deus” (Papa Francisco, 22.04.2020)

Com sua morte e ressurreição, Jesus mostra que sua missão não é condenar, mas salvar o mundo. Deus, portanto, não condena ninguém. Isso seria contrário à sua natureza que é bondade, ternura, amor e misericórdia.

Há, porém, uma condição para que a pessoa seja salva: crer no amor redentor de Jesus – “quem nele crê, não será condenado” (Jo 3,18). Esse crer implica assumir o programa de vida e de justiça revelado e defendido por Jesus. Nossa fé no Filho de Deus traz consequências a que não podemos renunciar. Cremos verdadeiramente no Cristo na medida em que o testemunhamos por um modo de vida que nos remete ao seu jeito de ser e de agir no mundo. Afirmamo-nos cristãos quando nossas ações se aproximam das ações de Cristo.

Quanto mais nos assemelhamos a Cristo, tanto mais nos aproximamos da Luz e nos deixamos guiar pela Verdade, caminho de nossa salvação. Trata-se de uma decisão livre e consciente que cabe a cada pessoa. Essa decisão virá a partir do momento em que sentirmos o amor de Deus. Quem não faz a experiência deste amor, dificilmente, optará por Jesus.

A salvação que Deus nos oferece gratuitamente em seu Filho, morto e ressuscitado, é também conquista. Supõe o esforço de uma vida de acordo com nossa opção por Jesus Cristo, sem jamais dispensarmos a bondade e a misericórdia de Deus. Fazendo assim, jamais temeremos a luz que ilumina a verdade na qual firmamos nosso proceder.

Adverte-nos o Papa: “há pessoas - mesmo nós, muitas vezes - que não conseguem viver na luz porque estão habituadas às trevas. A luz as ofusca, elas não conseguem ver. São morcegos humanos: só sabem mover-se durante a noite. E também nós, quando estamos em pecado, estamos neste estado: não toleramos a luz” (Papa Francisco, 22.04.2020)

Senhor, nós te agradecemos por nos teres dado teu amado Filho que por nós morreu e ressuscitou. Dá-nos viver sempre na luz e jamais nos afastarmos do teu amor. Amém!

Comentários

  1. Jesus mostra que sua missão não é de condenar, mais salvar o mundo ferido pelo pecado que leva- nós a ofuscar a luz da sua ressurreição.

    ResponderExcluir
  2. Quem é iluminado pela vida de Cristo é capaz de ter boas ações

    ResponderExcluir
  3. A pessoa de fé reflete o brilho da luz que é Cristo ressuscitado. Assim, as palavras do Cristão devem ser palavras em Deus; o agir de quem crê deve estar repleto de obras em Deus.
    Assim como o Sol se levanta em cada manhã e à humanidade ilumina, é preciso, é preciso que o homem e a mulher sejam sejam tomados pela luz e pelo amor de Cristo.

    Na leitura dos Atos dos Apóstolos. A força da fé é invencível. Ninguém é capaz de deter aqueles que abraçam e a vivem com generosidade. Não são as cadeias e a morte capazes de prisioná-la.

    Senhor, te louvamos por nos ter dado o seu Amado Filho pra morrer por nós. Dai-nos a sua luz que não se apaga. Ouvi Senhor, os nossos gritos . Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário