A Palavra se faz vida

Optar por Jesus

Jo 3,31-36

Por Pe. Geraldo Martins

Este texto faz parte do diálogo de João Batista com seus discípulos. Em primeiro lugar, o Batista confirmara a identidade de Jesus como aquele que vem do alto e que está acima de todos (cf. Jo 3,26-27). Em seguida, no trecho proclamado na liturgia de hoje, acentua que nem todos acreditam em Jesus e no testemunho que Ele dá do Pai (Jo 3,32).  Recorda, ainda, que crer no Cristo é a condição para dar testemunho de Deus e possuir a vida eterna (Jo 3,33). Não há, portanto, meio termo, ou nos decidimos por Jesus e o acolhemos como enviado do Pai, ou o rejeitamos e não veremos a vida, pois a ira de Deus permanece com quem rejeita seu Filho (cf. Jo 3,36).

Nossa opção por Jesus deve ir além das palavras que nos permitem dizer: “nós cremos em Jesus”. Isso todos podem dizer com facilidade e, no entanto, pouco ou nada significar. Antes, esta afirmação deve ser dita com a nossa vida, com o nosso modo de agir no mundo, sobretudo, diante de situações e fatos que requerem profecia na dupla via do anúncio e da denúncia.

Em não poucas ocasiões, nossa opção por Jesus se faz de forma seletiva, de acordo com nossas conveniências. Ao invés de nos moldarmos ao Evangelho, fazemos o contrário, isto é, procuramos adaptar o Evangelho a nós. Assim, vivemos a ilusão de uma opção por Jesus que não nos compromete e em nada modifica nossa vida.

O Tempo Pascal nos dá a oportunidade de fazer a experiência do Cristo Ressuscitado que vem ao nosso encontro para nos revelar o amor de Deus em sua plenitude. Somos, então, convidados, pelo evangelho, a rever nosso relacionamento com Cristo e compreender que aceitá-lo ou recusá-lo é uma questão vital, mais que intelectual (cf. Missal Cotidiano).

No dia em que compreendermos que nossa vida depender dessa decisão, tudo se modificará e experimentaremos a alegria do Reino se fizermos a opção certa.

Ó Pai, dá-nos crer sempre mais em teu Filho Jesus e ajuda-nos a conduzir nossa vida por seus ensinamentos que nos garantem a vida eterna. Amém!

Comentários

  1. Cre no Cristo é a condição para dar testemunho de Deus e possuir a vida eterna.Eu creio Senhor, mais aumentai a minha fé!

    ResponderExcluir
  2. Jesus prometeu o que, nos momentos de perseguição, o Espírito Santo inspiraria as palavras necessárias. Os Apóstolo, perseguido e presos dão testemunho de sua fé diante daqueles que são hostis à palavra da vida e diz dizem palavra que os perturbam. Essa mesma coragem deve ter os cristãos de hoje, pois, se as perseguições mudaram sua forma, não deixaram de acontecer. Nossa relação com Deus e sua palavra é algo verdadeiro para nós pois trata-se de nossa salvação eterna.
    Como os profetas os apóstolos agora anunciam a palavra de Jesus sem medo e com a coragem daqueles que tem o espírito de Deus e dão testemunho do Reino.

    Em nossa vida diária em nossos relacionamentos é que manifestamos nossa fé, nessa vida de todo dia em que sabemos se cremos ou não. Em Cristo, Deus e o mundo se misturam e revela Harmonia. "O pai ama o filho entregou tudo em sua mão."Não crer é perder o sentido da vida.

    Senhor, nos ajude a crer mais em teu Filho Jesus, e nos ajude a deixar você conduzir a nossa vida por seus ensinamentos. Nos ajude a compreender que seremos felizes se buscarmos o nosso refúgio em Ti e apaga as más lembranças do nosso coração e escuta a nossa voz . Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário