A Palavra se faz vida

Estar no mundo sem ser do mundo

Jo 17,11b-19

Por Pe. Geraldo Martins

Em sua oração em favor dos discípulos, Jesus faz dois pedidos ao Pai neste trecho do evangelho de João. O primeiro deles é guardar os discípulos a fim de que eles sejam um, tenham a alegria e sejam preservados do maligno.

Os discípulos devem buscar e viver a unidade não apenas entre si, mas também com o Cristo, que é um com o Pai. A comunhão entre o Pai e o Filho é a inspiração para a comunhão entre os seguidores de Jesus. Isso é causa de alegria entre eles – “digo estas coisas, estando ainda no mundo, para que eles tenham em si a minha alegria plenamente realizada” (Jo 17,13).  

Esse pedido reveste-se de maior sentido quando, revendo a história, constatamos a divisão que se criou entre os cristãos. Esta divisão é “escândalo para o mundo”, na expressão do Concílio Vaticano II. Nasce também daí nosso compromisso de rezar continuamente pela unidade dos cristãos e cristãs.

Esta unidade é para ser vivida no mundo, o lugar da missão de quem se faz discípulo. Por isso Jesus vai dizer: “não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno” (Jo 17,15). Não ser do mundo, como afirma Jesus, significa ser vocacionado ao transcendente. Não podemos viver a vida aqui como se fôssemos destinados às coisas que passam, transitórias. Nossa missão, porém, se dá no mundo e só lograremos êxito com o auxílio do Pai que nos preserva do Maligno. É isso que lhe pedimos todo dia quando rezamos o Pai Nosso.

O segundo pedido de Jesus é que os discípulos sejam santificados ou consagrados na verdade. Santificar significa “separar para Deus”. Lembra o papa Francisco que “quem realmente quer se santificar para que a sua existência glorifique o Santo, é chamado a obstinar-se, gastar-se e cansar-se procurando viver as obras de misericórdia” (GE, 107). O caminho para isso é deixar-se guiar pela Palavra de Deus que é a verdade. É por ela que o discípulo se consagra a Deus.

Viver a unidade e ser consagrados na verdade, sem se deixar alienar, atuando no mundo sem se contaminar pelas coisas que contém e que não condizem com o Reino. Eis o pedido que Cristo faz ao Pai em nosso favor. Como temos correspondido a esse desejo do Cristo?

Senhor, envia-nos teu Espírito a fim de que nos fortifique na unidade, nos consagre na verdade e nos faça viver no mundo sem que por ele sejamos seduzidos. Amém!

Comentários

  1. Na leitura dos Atos dos Apóstolos. Paulo se despede com emoção:"Entrego-vos a Deus e à mensagem de sua graça, que tem poder para edificar ".

    A oração de Jesus pela unidade nos inspira e nos impele:" Para que eles sejam um, assim como nós somos um ".

    Senhor, nos ajude a sermos um contigo, envia o teu Santo Espírito para vivermos a verdadeira unidade, nos livra da sedução do mundo, dai-nos força para testemunhar no mundo a unidade e o seu amor por nós. Amém

    ResponderExcluir
  2. Jesus quer santificar- nós no amor e na unidade!

    ResponderExcluir

Postar um comentário