A Palavra se faz vida

Escutar e seguir o pastor

Jo 10,22-30

Por Pe. Geraldo Martins

A dúvida a respeito da identidade de Jesus por parte de alguns judeus nasce de sua incredulidade. Esta, por sua vez, tem origem na resistência ao modo como Jesus se revelou e, consequentemente, à opção de segui-lo – “vocês não acreditam porque não fazem parte de minhas ovelhas” (Jo 6,26). Os destinatários desta afirmação de Jesus são, sobretudo, os sumos sacerdotes e lideranças do povo.

Esperado como um Messias político, que viesse com poder e revestido da glória humana, Jesus se apresentou pobre e simples, misturado aos pecadores e excluídos, quebrando paradigmas e destruindo preconceitos. Por essa razão, muitos não foram capazes de reconhecê-lo, embora admitissem que algo nele fosse diferente. Daí perguntarem: “até quando nos deixarás em dúvida?”, como se dependesse de Jesus fazê-los crer que Ele era o Cristo – “Se és o Cristo, dize-nos claramente” (Jo 6,24).

São quatro as características que marcam a relação de Cristo com quem que o acolhe e nele acredita, tal como na relação do pastor com suas ovelhas. Enquanto o Cristo-pastor conhece e dá a vida eterna aos seus discípulos-ovelhas, estes escutam sua voz e o seguem. A relação é, portanto, de confiança e entrega. Quem assim age não traz dúvidas em seu coração de que Jesus é o Cristo de Deus.

Escutar a voz de Jesus e segui-Lo, no entanto, torna-se desafio na medida em que exige abandonar o próprio caminho para fazer o caminho apontado pelo Cristo. Isso significa que não posso ser cristão segundo minhas condições e conveniências, como queriam os judeus, senão segundo as exigências de Cristo. É aqui que muitos se enganam afirmando amar e seguir Jesus Cristo, mas ignorando sua voz que conclama a amar incondicionalmente, perdoar, partilhar, viver a pobreza evangélica e a simplicidade, servir gratuitamente, denunciar as injustiças, defender os pobres e excluídos.

Ó Cristo, és nosso pastor e nos amas com amor incondicional. Queremos escutar sempre tua voz e seguir-te a fim de que nos conduzas aos prados eternos. Amém!

Comentários

  1. Jesus é nosso Pastor e nos ama com amor incondicional.Precisamos seguir suas pegadas sem temer os obstáculos, pois Ele é o Filho de Deus vivo e verdadeiro.

    ResponderExcluir
  2. Na leitura do Ato dos Apóstolos. Os apóstolos se entusiasmam pela fé que viram em Antioquia, onde foram chamados pela primeira vez de Cristão, o que mostra a estreita relação dos apóstolos com Jesus.

    Seremos um grande povo, se descobrirmos a força de uma gota d'água e a suavidade de uma nota musical. Todos os rios foram formados por insignificantes gotas d'água, e as nobres melodias por poucas notas musicais. Quando descobrirmos a grandeza de ser cristão e qual é o Pastor que vai à nossa frente, seremos, de fato, um povo novo. Por isso, vale a Pena ser cristão, viver a fé e ser Comunidade cristã viva e participante.
    O bom Pastor está sempre pronto a defender suas ovelhas e dar a vida por elas, por isso elas o seguem, ouvem e atendem a sua voz, pois sabem que Ele é fiel.

    Senhor, és o nosso Pastor e nos ama com amor incondicional. Nos ajude a cantar, nos alegrar pois em ti está a nossa fontes. Nos ajude a escutar a tua voz e ti seguir. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário