A Palavra se faz vida

 Maria, Mãe da Igreja

Jo 19,25-34

Por Pe. Geraldo Martins

O papa Francisco instituiu, na segunda-feira após Pentecostes, a memória de Maria, Mãe da Igreja. Este título foi atribuído a Maria por São Paulo VI, em novembro de 1964, ao encerrar a terceira sessão do Concílio Vaticano II. “Esta celebração ajudará a lembrar que a vida cristã, para crescer, deve ser ancorada no mistério da Cruz, na oblação de Cristo no convite eucarístico e na Virgem oferente, Mãe do Redentor e dos redimidos”, diz o decreto que estabelece esta celebração.

O evangelho indicado para celebrar esta memória traz a cena de Maria junto à cruz, no momento em que seu filho é crucificado. A ela Jesus confia o cuidado de toda a humanidade ao dizer-lhe, apontando para o discípulo amado: “Mulher, este é teu filho” (Jo 19,26). E a João Ele confirma: “Esta é tua mãe!” (Jo 19,27).

Todos olhamos com gratidão para este gesto de Jesus que nos entrega sua mãe para ser nossa mãe. Na pessoa do discípulo amado estão todos os discípulos de Jesus, isto é, a Igreja. Daí dizer que Maria é Mãe da Igreja, ou seja, “de todo o Povo de Deus, tanto dos fiéis como dos pastores, que lhe chamam Mãe amorosíssima”, conforme proclama Paulo VI. Ele ensina, ainda, que “longe de ser fim em si mesma, a devoção a Maria é, ao contrário, meio essencialmente ordenado a orientar as almas para Cristo, e assim uni-las ao Pai, no amor do Espírito Santo”.

Lembra o Papa Francisco que na atitude de Maria, que é Mãe da Igreja, “podemos compreender esta dimensão feminina da Igreja: quando esta vem a faltar, a Igreja perde a verdadeira identidade e torna-se uma associação de beneficência ou uma equipe de futebol ou qualquer coisa, mas não Igreja” (21.05.2018).

Ó Maria, Mãe querida, cuida com carinho da Igreja. Faze que ela cumpra fielmente a vontade de teu Filho e seja sinal do Reino de Deus que Ele mostrou presente entre nós. Amém!

Comentários

  1. Maria entregue a João, e João entregue a Maria, Maria torna-se mãe da humanidade Mãe de toda a Igreja, o sangue e a água jorrada do Coração de Jesus nos faz lembrar os sacramentos, o do batismo que é a água, o sangue a Eucaristia assim temos o sacramento, somos convidados a guardar a fé.

    Mãe amada, cuida da Igreja da Igreja com carinho, nos ajude a guardar a fé, nos ajude a colocar a nossa confiança nossa segurança em Deus. Amém

    ResponderExcluir
  2. Maria Mãe da Igreja e dos homens, ensina - nós a sermos fiéis ao ao Reino de Teu Filho Jesus Cristo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário