A Palavra se faz vida

Colocar-se a caminho

Lc 1,39-56

Por Pe. Geraldo Martins

A cena da visitação de Maria a Isabel é inspiradora. Mostra-nos, antes de tudo, a capacidade da jovem Maria de antevê a necessidade de sua prima Isabel e de se oferecer para servir. Uma lição para nós que, na maioria das vezes, preferimos aguardar que as pessoas venham a nós e nos peçam ajuda, mesmo sabendo de sua necessidade.

A visita de Maria é também missionária, afinal, ela leva Jesus em seu ventre. Revela, ainda, o poder da graça de Deus que favorece de maneira esplêndida a duas mulheres em condições opostas, uma extremamente jovem e outra que, além de idosa, era estéril (cf. Lc 1,7).  Repletas do Espirito Santo, ambas protagonizam a grandeza de Deus que se revela aos pequenos e pobres.

Isabel, conduzida pelo Espírito Santo, enaltece Maria, reconhecendo-a como “bendita entre as mulheres”, “mãe do meu Senhor” e “bem aventurada” por acreditar nas promessas do Senhor (cf. Lc 1,4-.43.45). Maria, por sua vez, enaltece o Senhor, consciente de que tudo o que lhe acontece vem dele – “minha alma engrandece o Senhor.. viu a pequenez de sua serva .... o Poderoso fez em mim maravilhas!” (Lc 1,46-49).

Em Maria, é Deus mesmo quem nos visita. Ela deixa isso claro no cântico que entoa após ser saudada por Isabel. Diz o papa Francisco: “Maria, que caminha e encontra Isabel, lembra-nos onde Deus quis habitar e viver, qual é o seu santuário e onde podemos auscultar as palpitações do seu coração: no meio do seu Povo. Lá habita, lá vive, lá nos espera (...). Este é o segredo do cristão: Deus está no meio de nós como poderoso salvador. Esta certeza – como sucedeu com Maria – permite-nos cantar e exultar de alegria” (Homilia na missa em Bucareste – 31.5.19).

Ó Maria, dá-nos tua coragem e disposição para sempre nos colocarmos a caminho, indo ao encontro de nossos irmãos e irmãs para comunicar-lhes a graça da Salvação de que foste portadora. Amém.

Comentários

  1. Hoje celebramos os gesto Sublime de Maria que, logo após anunciação foi visitar Isabel, oferecendo-lhe seus serviços. Maria é a verdadeira morada de Deus e por isso Isabel a recebe com tanta admiração. Deus vem morar entre nós não um templo de tijolos ou pedras, mas na pessoa humana. E essa habitação de Deus precisa ser construída a cada dia, porque o ser humano é um ser que se faz, pela fé, pelo amor, pela dedicação e pela esperança. Deus veio, visitou o seu povo e não o abandonou mais.
    Encontro de duas mulheres e de duas Mães: Isabel é a imagem do povo pobre que se alegra com a vinda do Salvador e Maria é a que realiza esta esperança.

    Na leitura da profecia de Sofonias. O que nos traz alegria plena está sempre reconciliado com Deus e portanto, vivendo em comunhão com Ele. Daí nos vem toda a paz e toda concórdia.

    Ó Mãe Maria dai-nos coragem disposição para irmos de encontro aos nossos irmãos e irmãs, para comunicar a graça da salvação e buscar a força quem vem de Deus e que possamos beber do manancial da salvação. Amém

    ResponderExcluir
  2. Em Maria é Deus mesmo que nós visita para que possamos ir ao encontro dos irmãos.

    ResponderExcluir
  3. Nossa Senhora interceda por nós!! Amém!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário