A Palavra se faz vida

Ser sinal

Mt 5,13-16

Por Pe. Geraldo Martins

Jesus chama seus discípulos de sal da terra e luz do mundo. Define, assim, sua missão e vocação. Tal como o sal dá gosto, livra da decomposição e cura, assim o cristão deve fazer a diferença na comunidade a que pertence. Sua vida deve dar sentido à vida do outro, ajudando-o a manter-se íntegro diante do Senhor e curando-lhe as feridas do coração. Assim, o autêntico discípulo de Cristo é aquele que marca posição diante das situações que contradizem o evangelho, ameaçam a vida e ferem a dignidade humana.

Aos discípulos de Jesus cabe, ainda, a missão de iluminar os caminhos dos que andam errantes, perdidos em seus projetos e sonhos. Como luz do mundo, é sua tarefa tirar da escuridão os que nela se encontram, além de aquecer os corações dos que vivem na frieza do desamor, do ódio, da indiferença, do egoísmo e de tantos outros sentimentos que não vêm de Deus.

O sal, para cumprir sua função, não precisa ser em grande quantidade. Se tiver qualidade, basta uma pequenina porção e se fará notar. O mesmo ocorre com a luz. Quando a escuridão é intensa, basta uma réstia de luz e o ambiente ficará iluminado. Além disso, tanto um quanto o outro cumprem sua missão de forma discreta, sem aparecer. Aliás, são sentidos e percebidos quando estão ausentes.

“A força do sinal não está no conformismo, mas na distinção. A luz é diversa das trevas para poder iluminar o caminho de quem anda no escuro. O sal é diverso da comida para dar-lhe o sabor. O fogo é diverso do gelo para aquecer os membros enrijecidos pelo frio. Cristo nos chama luz e sal da terra. Num mundo dissipado e confuso como o nosso, a força do sinal está exatamente em ser diferente. Ele deve destacar-se tanto mais quanto a ação apostólica exige maior inserção na massa inumana” (São João Paulo II - 2.7.1980).

Assim devemos ser. Agir com discrição, sem aparecer, ainda que estejamos no alto, como a luz, ou bem misturados no meio das pessoas, como o sal na sopa. Enquanto cristãos, fazemos a diferença na família, no trabalho, na comunidade e nos ambientes que frequentamos ou somos como sal insosso, que está para ser jogado fora, e luz debaixo da vasilha?

Senhor Jesus, ajuda-nos a ser Sal da terra e Luz do mundo por meio do testemunho e do serviço. Amém!

Comentários

  1. A abelha, em seu trabalho, não procura outra coisa se não a flor para retirar dela o seu pólen . Do mesmo modo nós, Cristão, fiéis à nossa fé, devemos buscar no evangelho de Cristo todo sentido para nossa existência e nossas são missionária. Certamente em nossos dias Face necessária a descoberta do gosto pelas coisas de Deus e do seu reino: vós sois sal da terra e luz do mundo". Será possível uma demonstração de confiança maior do que esta? Vós sois sal da terra;sois a luz do mundo...

    Leitura da segunda carta de São Paulo aos Coríntios.
    Jesus é o "sim" das promessas feitas pelo Pai, é a realização plena definitiva e real. E todo o discípulo fiel é esse amor deve também dizer: Amém!

    Senhor, ajuda-nos a ser sal da terra e luz do mundo com o nosso testemunho, e nos faz brilhar com o nosso semblante, que o nosso coração observa o vosso testemunho, e a vossa luz nos ilumina e nos dá sabedoria, amém

    ResponderExcluir
  2. Somos chamados a sermos sal da terra e luz do mundo! Este é o convite de Jesus a seus discípulos e a cada um de nós.

    ResponderExcluir

Postar um comentário