A Palavra se faz vida

Não julgar

Mt 7,1-5

Por Pe. Geraldo Martins

A prática de julgar os outros é mais comum do que podemos imaginar. E sempre o fazemos na perspectiva negativa e condenando-o segundo nossos critérios. Quando agimos assim, fazemo-nos juízes uns dos outros e não irmãos, como deveria ser. Julgando os outros, julgamos a nós mesmos – “serão julgados com o mesmo julgamento com que julgarem; e serão medidos com a mesma medida com que medirem” (Mt 7,2).

Não raras vezes, o julgamento que fazemos tem viés moralista. Apresentamo-nos superiores e melhores do que aqueles a quem julgamos. Numa contradição de estarrecer, vemos o cisco no olho de nosso irmão, mas não a trave que está em nosso próprio olho. Isso, diz Jesus, é hipocrisia e das grandes! Julgando-nos mais santos e puros, somos muito ágeis para ver e condenar o erro dos outros, porém, ignoramos nosso próprio erro, muitas vezes, maior que o de nosso irmão.

Diz o papa Francisco que quem julga “coloca-se no lugar de Deus, considera-se Deus e duvida da palavra de Deus”. E acrescenta: “é muito feio julgar: deixemos o julgamento só a Deus, só a ele! A nós compete o amor, a compreensão, rezar pelos outros quando vemos coisas que não são boas”.

Quando tivermos a tentação de julgar o outro, “olhemo-nos no espelho” para não sermos hipócritas, colocando-nos no lugar de Deus. Lembremo-nos de que nosso julgamento “é pobre: falta algo tão importante que o juízo de Deus possui, falta a misericórdia” (Papa Francisco – 20/06/2016)

Senhor, dá-nos a luz de teu Espírito a fim de reconhecermos nossos próprios limites e livra-nos da tentação de julgar nossos irmãos e irmãs. Amém!

Comentários

  1. Que esta oração rezada no último parágrafo nos acompanhe nesta semana! Amém.

    ResponderExcluir
  2. Leitura do Livro do Gênesis.
    A benção de Deus virá sobre todos os povos da terra através de Abraão e de sua descendência, pois ele deu toda a sua atenção à vontade de Deus.

    Não fomos feitos para condenar mas sim para amar, nem somos juiz dos outros. Deus nos fez irmãos e como tal devemos viver.

    Senhor, dai-nos a luz de teu Santo Espírito e assim reconhecer os nossos pecados, nossos limites, pois o Senhor, nos olhos e nos observa e do altos céus inclina pra nos olhar. Livra-nos Senhor, de julgar os nossos irmãos e irmãs, e nos ajude a olhar pro nossos irmãos com o seu olhar. Amém

    ResponderExcluir
  3. Senhor, livra-me de julgar meus semelhantes de maneira severa e impiedosa. Que eu seja misericordioso com eles, assim como és misericordioso comigo.

    ResponderExcluir
  4. Só Deus pode julgar! Quem sou eu para saber o que passa no coração humano?

    ResponderExcluir

Postar um comentário