A Palavra se faz vida

A verdadeira justiça

Mt 5,20-26

Por Pe. Geraldo Martins

Estamos acompanhando o Sermão da Montanha, o longo discurso de Jesus que aponta o caminho para se alcançar o Reino de Deus. No trecho proclamado na liturgia de hoje, Jesus aborda uma questão fundamental ao ser humano: a justiça.

Ele ensina que a justiça de quem quer se tornar seu discípulo deve ir além da que é praticada pelos doutores da lei e fariseus. Para estes, a justiça se limitava a não cometer homicídio. “Jesus afirma que é pecado não só matar, mas também insultar e ofender o irmão. E faz bem ouvir isto precisamente neste tempo em que estamos tão acostumados aos qualificativos e usamos um vocabulário muito criativo para insultar os outros”, reflete papa Francisco (9.6.2016).

A justiça que Jesus exige persegue o mal até suas raízes mais secretas que se encontram no coração humano onde se aninham a ira e o ódio. A justiça exigida por Jesus combate toda manifestação que fere a dignidade humana e desonra os irmãos. Para Jesus, a justiça “compreende toda atitude e comportamento espiritual e moral das pessoas” (cf. Missal cotidiano).

Compreendida assim, a justiça deve levar à fraternidade, por isso, implica a reconciliação. O desafio, no entanto, está em tomar a iniciativa da reconciliação quando se é ofendido como indica Jesus - se “você se lembrar de que seu irmão tem alguma coisa contra você, deixe a sua oferta ali diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com o seu irmão” (Mt 5,23s). E não há reconciliação sem perdão.

Diz o papa Francisco: “Jesus insere nas relações humanas a força do perdão. Na vida nem tudo se resolve com a justiça. Não. Sobretudo onde se deve pôr um limite ao mal, alguém tem que amar além do devido, para recomeçar uma história de graça. O mal conhece as suas vinganças, e se ele não for interrompido corre o risco de se alastrar sufocando o mundo inteiro” (Catequese sobre o Pai Nosso – 24.4.19).

Senhor Jesus, perdoa-nos pelas vezes que praticamos outra justiça que não a tua. Dá-nos teu amor e tua graça e viveremos de tua justiça que conduz ao teu Reino. Amém!

Comentários

  1. Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.
    É importante nossa abertura de coração para podermos contemplar e refletir a glória de Deus que nos traz liberdade e nos tira "cegueira".

    É o amor fraterno que me leva à reconciliação e torna coerente e fecundo o sacrifício que ofereço no Altar. Assim é que somos justos para com o irmão.

    Senhor Jesus, que não praticamos a tua justiça.
    Nos ensina a ouvir o que o Senhor irá falar e a paz que você vai anunciar, pois a verdade e o amor se encontrão, a justiça e a paz se abraçarão, que brote em nossos corações a fidelidade e a justiça. Dai-nos o teu amor e tua graça para vivermos a tua justiça que nos conduz ao teu Reino. Amém

    ResponderExcluir
  2. A verdadeira justiça é aquela que vêm de Deus !

    ResponderExcluir

Postar um comentário