A Palavra se faz vida

Fazer sem aparecer

Mt 6,1-6.16-18

Por Pe. Geraldo Martins

A esmola, a oração e o jejum eram práticas religiosas muito caras aos judeus. Eram consideradas as principais obras que tornavam a pessoa boa diante de Deus. Praticá-las era praticar a justiça.

 Jesus observou, no entanto, que as motivações de muitos em tais práticas nem sempre eram verdadeiras e autênticas. Deixando-se levar pela vaidade, muitos buscavam apenas o elogio e a admiração dos outros. Jesus chama estas pessoas de hipócritas, isto é, “os falsos devotos que apresentavam uma piedade ruidosa” (Bíblia de Jerusalém).

O caminho para quem realmente quer fazer a experiência de Deus é o do escondimento, da humildade, da discrição. Por isso Jesus recomenda que, ao praticar a caridade, “a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita” (Mt 6,3); ao rezar, “entra para teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto” (Mt 6,6); ao jejuar, “perfuma a cabeça e lava o rosto” para que ninguém saiba que estás jejuando (Mt 6,17).

A recompensa que se espera alcançar pela vivência da fé vem de Deus e não das pessoas. É a Ele, portanto, que devemos nos dirigir e da forma mais simples possível. Ele vê o que está oculto e escondido (Mt 6,4.15.18). Não há aqui, da parte de Jesus, nenhum incentivo a uma vivência de fé isolada, fora da comunidade, de forma individualista, sem compromisso ou testemunho comunitário. A ênfase está na condenação daqueles que praticam boas obras – esmola, oração e jejum - apenas para serem vistos pelos outros e não para traduzir seu verdadeiro amor a Deus.

Ó Deus, livra-nos da hipocrisia. Dá-nos a graça da humildade a fim de que, no esforço de praticar as obras do Reino, testemunhemos verdadeiramente nossa fé. Amém!

Comentários

  1. Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.
    A prática da caridade é atender as necessidades dos irmãos, mas devemos formar nossa consciência para a distribuição justa do bem- comum.

    Na esmola, na oração e no jejum há um só ensinamento de Cristo: que se for possível, só o Pai veja o que está sendo feito, eliminando assim nossa vaidade.

    Senhor, liberta-nos da vaidade, nos ensina a sermos justos verdadeiramente não só de boca de palavras mas de todo o coração, nos ajude a te respeitar pois seremos felizes, seremos fortes e abençoados, e todo o bem que fizermos permanecerá pra sempre, e nos ensina a testemunhar a tua graça com humildade praticar as obras do teu Reino e livrai-nos de deixar algo matar a nossa fé dai-nos força pra permanecer de pé na fé . Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário