A Palavra se faz vida

O caminho da felicidade

Mt 5,1-12

Por Pe. Geraldo Martins

Como mestre, sentado na montanha, Jesus ensina seus discípulos o caminho da felicidade. Contradizendo a lógica humana, proclama felizes os pobres, os aflitos, os mansos, os famintos e sedentos de justiça, os misericordiosos, os puros, os pacíficos e os perseguidos. E por que são felizes em situações tão adversas? Não por causa da situação que vivem, mas pelo dom que recebem de Deus: “‘porque deles é o reino do céu’, ‘porque serão consolados’, ‘porque possuirão a terra’, como lembra o Papa Francisco em uma de suas catequeses sobre as Bem-aventuranças (29.01.20)

Dessa forma, as bem-aventuranças tornam-se um programa de vida para nós, um modo de viver que devemos adotar a fim de alcançarmos a felicidade que dura para sempre. Nossa opção deve ser, então, por uma vida simples e humilde, colocando nossa esperança em Deus e não nos bens que possuímos. Devemos assumir como nossas as causas dos que choram, praticar a mansidão, lutar pela justiça, viver a misericórdia e a pureza de coração e promover a paz, conscientes de que uma vida assim pode nos trazer perseguições que teremos de suportar por causa do Evangelho.

Diz o papa Francisco: “a vereda das bem-aventuranças é um caminho pascal que conduz de uma vida em conformidade com o mundo para a vida segundo Deus, de uma existência guiada pela carne — isto é, pelo egoísmo — para a vida orientada pelo Espírito. Com os seus ídolos, os seus compromissos e as suas prioridades, o mundo não pode aprovar este tipo de existência”.

Cuidemos para não nos deixarmos enganar pela felicidade que o mundo oferece. Ela vem sempre de forma rápida e por caminhos prazerosos e fáceis. Porém, é enganadora e, desfeita a ilusão, o que sobra é o vazio de uma grande decepção.

Senhor, ensina-nos a viver as bem-aventuranças proclamadas por teu Filho a fim de perseverarmos no caminho da santidade para a qual nos chamas. Amém!

Comentários

Postar um comentário