A Palavra se faz vida

Escutar e praticar.

Mt, 7,21-29

Por Pe. Geraldo Martins

Ao terminar o Sermão da Montanha, Jesus faz uma advertência que nos toca a todos: só entrarão no Reino dos Céus aqueles que escutarem e colocarem em prática a vontade do Pai (cf. Mt 7,21) e não os que vivem de aparência. E a vontade do Pai é o próprio Cristo quem a revela. Daí a necessidade de não apenas escutar, mas de colocar em prática sua palavra.

A expressão “naquele dia” (Mt 7,22), usada por Mateus neste texto, é uma referência clara ao juízo final. Jesus alerta que se não vivermos a vida aqui de forma coerente e autêntica, na fidelidade aos seus ensinamentos, de nada adiantarão as argumentações de uma prática que não corresponda à verdade – não foi em teu nome que profetizamos, que expulsamos demônio, que fizemos milagres? (cf. Mt 7,22).

Coloca em prática a palavra de Jesus quem busca construir sua vida sobre a verdade por Ele ensinada. Ele é a rocha sobre a qual devemos construir nossa vida. Isso implica uma adesão radical ao seu projeto de justiça e de amor. Quantos há que se enganam a si mesmos, vivendo uma fé superficial, sem comprometimento com os valores do Reino. São os que dizem “Senhor, Senhor” e julgam já estarem salvos.

É preciso muito cuidado. “Estamos acostumados a receber os sacramentos como recurso fácil e seguro para obter a graça e a salvação. E, talvez, uma vez cumpridas as nossas ‘obrigações religiosas’, já não nos preocupamos tanto em fazer do sacramento a expressão verdadeira de nossa conversão sincera” (Pagola, 2011). Onde estamos construindo nossa casa?

Vale a pena recordar aqui o refrão de uma pequena música que era muito cantada em nossas comunidades:

“Assim não pode,

assim não dá,

escutar o evangelho

se você não praticar”


Senhor, dá-nos a graça de saber escutar e colocar em prática tua vontade a fim de sermos merecedores de vossa misericórdia e, assim, participar do vosso Reino. Amém! 

Comentários

  1. Leitura do livro do Gênesis. O tempo de Deus sua medida e seus critérios de julgamentos são muito diferentes dos nossos pontos ele age por puro amor e misericórdia.

    As palavras nos ajudam a Expressar e compreender muitas coisas, mas o que garante nossa salvação e a obediência fiel ao pai e ao evangelho de Cristo.
    Não são poucos os que desejam e se empenham para os que os povos e nações tenham paz, como fruto de Justiça. "Não há paz sem justiça, e não há Justiça Sem perdão" afirmou São João Paulo II. É formando nossa consciência com esses princípios, que veremos acontecer a grandeza da Paz e da Justiça. Assim construir a casa sobre a rocha e dar o direito de vida todos os agentes progredir é dar ao outro o direito de vida a todas as gentes. Progredir é dar ao outro o direito de viver como filho ou filha de Deus: "eu vim para que todos tenham vida".

    Senhor, dai-nos a graça de saber escutar e colocar em prática tua palavra, tua vontade, nos ajude a dar graças em tudo e todos porque és bom e misericordioso, seremos felizes em guardar os teus preceitos e tua justiça, e nos visite com a tua salvação e assim praticiparemos do vosso Reino. Amém

    ResponderExcluir
  2. Jesus adverte-nos: só entrarão no Reino do céus, aqueles que escutarem e colocar em prática a vontade do Pai e não viver de aparência.Devemos construirmos a nossa casa sobre a Rocha.

    ResponderExcluir
  3. Faça de nós Senhor, praticadores do seu evangelho..Amém!!

    ResponderExcluir
  4. Não nos adiantará nada clamar e chamar Senhor, Senhor, e não pôr em prática a Sua vontade para a nossa vida.

    ResponderExcluir

Postar um comentário