A Palavra se faz vida

Coração manso e humilde

Mt 11,25-30

Por Pe. Geraldo Martins

Este texto de São Mateus, proclamado na liturgia de hoje em que celebramos a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, traz duas afirmações que nos revelam o carinho e a ternura de Jesus para com os pequenos e pobres.

Em primeiro lugar, Ele louva o Pai por revelar os mistérios do Reino aos pequeninos (cf. Mt 11,25). A presunção e a autossuficiência dos doutores da lei e dos fariseus os impediram de saborear os mistérios do Reino. Estes só podem ser acolhidos e vividos por quem se reveste da pequenez e da humildade.

Em segundo lugar, Jesus se apresenta como refrigério para os que carregam o peso de uma lei que oprime e não liberta. É ele que alivia os pobres e excluídos da sobrecarga que o sistema, inclusive religioso, impôs sobre seus ombros (cf. Mt 11,28). Além disso, apresenta-se como modelo para quem quer ter uma vida tranquila e serena – “aprendam de mim que sou manso e humilde de coração” (Mt 11,29) e oferece um peso “leve e suave” (Mt 11,30). Sim, a lei que ele aperfeiçoa tem como centro o amor e o serviço. Isso é que torna tudo leve e suave.

Do coração de Jesus, de fato, não pode sair outros sentimentos que não amor, ternura, carinho. “O Coração humano e divino de Jesus é a fonte onde sempre podemos haurir a misericórdia, o perdão, a ternura de Deus. Podemos ir à esta fonte detendo-nos sobre uma passagem do Evangelho, sentindo que no centro de todo gesto, de toda palavra de Jesus está o amor, o amor do Pai. E podemos fazê-lo também adorando a Eucaristia, onde este amor está presente no Sacramento. Então, também o nosso coração, pouco a pouco, se tornará mais paciente, mais generoso, mais misericordioso” (Papa Francisco, 2020).

Ter um coração manso e humilde como o de Jesus é buscar assemelhar-se a Ele em tudo. É desejar ter sempre mais um coração de carne capaz de amar, acolher e servir sem nada exigir em troca. Quantos de nós, em muitas circunstâncias, ainda conservamos um coração de pedra (cf Ez 36,26).

Senhor Jesus, livra-nos da autossuficiência e da presunção e dá-nos um coração novo, semelhante ao teu, que nos faz capazes de ser para os outros no amor e no serviço alegre e generoso. Amém!

 

Comentários

  1. O amor de Deus para nós não tem preço pois custou a doação total de um Deus que por nós deu a vida. A festa do Sagrado Coração de Jesus nos faz lembrar que seu amor é infinito e que devemos trazer para bem Junto de nosso coração o sentimentos Dele. E assim que saberemos trilhar sem medo as dificuldades às quais estamos sujeitas nessa terra .Os "amantes" desse coração bendito certamente são capazes de dar uma resposta muito diferente para o mundo.
    Foi Deus quem nos amou primeiro. E se Ele nos ama
    Porque deveríamos querer outros "amores"? só Ele nos basta e nos faz livres.

    Leitura do livro do Deuteronômio. Haveremos ainda de descobrir a grandeza de ser povo de Deus, pois "o Senhor nos escolheu dentre todos os povos da terra, como preferidos dele".

    Senhor, dai-nos um coração semelhante ao seu, livre da autossuficiência. E nos faz generosos. Amém

    ResponderExcluir
  2. Jesus se apresenta como refrigério para quem é obrigado a carregar o peso da lei que escraviza e não liberta.

    ResponderExcluir

Postar um comentário