A Palavra se faz vida

Exorcizar o mal

Mt 8,28-34

Por Pe. Geraldo Martins

O mal, na bíblia, é uma manifestação do demônio que se dava na forma de possessão ou de doença física ou psíquica. Ele como que aprisiona a pessoa, tornando-a escrava, tirando-lhe a liberdade e a vida. Os dois homens possuídos pelo demônio de que fala o evangelho de Mateus 8,28 viviam nessa condição, por isso, ficavam escondidos nos túmulos, excluídos do convívio com a comunidade, assustando as pessoas. Habitando o mundo da morte, foram desumanizados.

O exorcismo significava, portanto, a libertação e a cura das pessoas endemoniadas. “O espírito do mal é chamado de ‘espírito imundo’, isto é, que tem a ver com a morte. O Espírito de Deus, ao contrário, é Espírito de vida, ama e promove a vida” (Liturgia Diária O Pão Nosso de Cada Dia).

O espírito do mal não só reconhece Jesus como vindo da parte de Deus - “O que tens a ver conosco Filho de Deus?” (Mt 8,29) -, como se submete totalmente ao seu poder – “Se nos expulsas, manda-nos para a manada de porcos” (Mt 28,31). Diante do poder de Cristo, o mal não resiste.

Aqui Jesus mostra a que veio, ou seja, libertar as pessoas das amarras do mal, devolver-lhes a vida, restaurar-lhes a liberdade e a dignidade. No entanto, as pessoas da cidade onde Jesus pratica o exorcismo não percebem isso. Ao contrário do espirito do mal que se rende ao seu poder divino, elas o expulsam da cidade (Mt 8,34). Parecem ter medo dele e preferem correr o risco de viver sob o domínio do mal.

O mal continua presente no mundo, sabemos bem disso. Ele se manifesta de vários modos e são muitos os que se deixam dominar e guiar por ele. Que assim vive, habita o mundo da morte e é desumanizado. Só em Jesus se encontra a força para resistir e vencer o mal, superar o mundo da morte e da desumanização. Quem acolhe o Cristo, experimenta a força de sua palavra que exorciza o demônio e restitui a vida aos que habitam os escombros da morte.

De que maneira o espírito do mal se manifesta no mundo de hoje? Como o combatemos?

Senhor, vem ao nosso encontro e, com tua força e teu amor, liberta-nos do mal a fim de sentirmos a alegria da vida e da liberdade que só alcançamos em ti. Amém.

Comentários

  1. Senhor, coloca-me bem junto de teu Filho Jesus, para que as forças do mal não prevaleçam contra mim nem me mantenham prisioneiro de seu poder opressor.

    ResponderExcluir
  2. Leitura do livro do Gênesis(21, 5.8-21)
    Deus vai realizando o seu plano de salvação, para além das fraquezas humanas jamais tira dos seus olhos o bem de cada um.

    É penoso e triste saber que todos os que foram libertados pelo Cristo, também o rejeitaram, expulsando da cidade quais são nossas rejeições hoje?

    Senhor, dai-nos a tua força o teu amor, que nos liberta de todo o mal, dai-nos a alegria de te gritar e sentirmos que fomos ouvidos, e nos liberta de toda angústia, e nos salva, vem e nos ensina a confiar nos seus ensinamentos.
    Nos ajude a experimentar a força da sua palavra que nos exorciza, nos liberta do demônio e nos liberta dos escombros da morte. Amém

    ResponderExcluir
  3. Diante do poder de Jesus o mal não existe.Precisamos estarem apertos, pois o mal está aí no mundo tentando derrubar - nós.Mandar o espírito mal para a manada de porcos faz sentido que Jesus quer mostrar que a manada de porcos que se atiraram na água representa o espírito impuro que quer transviar- nós do caminho da salvação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário