A Palavra se faz vida

A missão dos Doze

Mt 10,1-7

Por Pe. Geraldo Martins

Enviados em missão, os apóstolos tornam-se a extensão do próprio Jesus de quem recebem os mesmos poderes de expulsar os espíritos maus e curar todo tipo de enfermidades (Mt 10,1). Neles e através deles, Jesus continua sua missão de levar esperança e vida às populações “cansadas e abatidas como ovelha sem pastor”, como havia dito pouco antes (Mt 9,36). O missionário sempre age a partir daquele que o envia.

Os destinatários da missão são, em primeiro lugar, “as ovelhas perdidas da casa de Israel”, ou seja, o povo de Israel. “Como herdeiros da eleição e das promessas, os judeus devem ser os primeiros a receber o oferecimento da salvação messiânica” (Bíblia de Jerusalém). Após a ressurreição de Jesus, esta missão se tornará universal e também os pagãos serão destinatários da salvação.

O conteúdo da missão é a Boa Nova do Reino de Deus, que Mateus sempre chama de Reino dos Céus. Dizer que o Reino está próximo (Mt 10,7) é afirmar a presença salvadora e libertadora de Jesus. Onde está Jesus, está o Reino de Deus. Ele é a realização do Reino. Portanto, encontrar-se com Jesus e acolhê-Lo é fazer a experiência do Reino que Ele inaugurou entre nós.

Quem são, hoje, os que Jesus chama e envia para a missão? Todos os que foram batizados. Cabe a cada cristão anunciar a vida nova trazida por Jesus. A quem são enviados? Antes de tudo, aos pobres e marginalizados que clamam por vida e justiça. Na Conferência de Aparecida (2007), Bento XVI lembrava que, “os pobres são os destinatários privilegiados do Evangelho” (DAp 550).

É preciso ir também aos que, por uma razão ou outra, se afastaram da comunidade cristã. Estes não estão longe de nós. Muitos deles fazem parte de nossa casa, pertencem à nossa família. Cuidemos para que isso não aconteça. Anunciemos, com a palavra e o testemunho, a alegria do Evangelho para todos, especialmente, aos que se encontram nas periferias existenciais e geográficas, como nos pede o papa Francisco.

Senhor, pelo batismo vós nos tornastes discípulos de teu Filho que nos envia para anunciar sua Boa Nova da libertação a todos, especialmente, aos pobres e sofredores. Não deixes que negligenciemos esta nossa missão e torna-nos, cada vez mais, mensageiros da vida nova que Jesus nos mereceu. Amém!

Comentários

  1. O missionário sempre age através daquele que o envia.Envia- me senhor a anunciar o teu nome como enviastes aos 12 discípulos.

    ResponderExcluir
  2. Leitura do livro do Gênesis 44,18-21.23b-29;1-5. José se encontra com seus irmãos; e nós nem podemos imaginar o bem que Deus pode tirar de todo sofrimento e de toda a dor sofrida.

    Para ação missionária é preciso crer na providência divina e no acolhimento dos homens; assim Os missionários anunciam o Evangelho com liberdade.

    Senhor, nos ajude a sermos verdadeiros missionários, que saibamos ir em busca das suas ovelhas que se sentem, ovelhas sem pastor, e levemos a Boa Nova da salvação a todos os pobres sofredores e nos faz lembrar das suas maravilhas. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário