A Palavra se faz vida

Fé, uma experiência pessoal

Jo 20,24-29

Por Pe. Geraldo Martins

O testemunho de Tomé ajuda-nos a compreender o mistério da ressurreição e nos leva a fazer a experiência pascal. Tendo como insuficiente o testemunho da comunidade, ele estabelece para si um caminho de fé: ver, tocar e crer. Por não acreditar a partir do que lhe contaram os apóstolos, Tomé tornou-se símbolo da incredulidade, um mal exemplo.

Ao colocar as condições para crer no Crucificado-Ressuscitado, Tomé, porém, nos ensina que a fé é ato pessoal e nunca será adesão plena se não for a partir da experiência pessoal. O testemunho dos demais, isto é, da comunidade dos crentes, é estímulo fundamental para se desejar a fazer essa experiência, contudo, não se pode crer com a fé do outro.

Com sua atitude, Tomé nos ajuda a compreender que o Ressuscitado é o mesmo Crucificado – “Põe aqui o teu dedo e vê minhas mãos! Estende tua mão e coloca-a no meu lado” (Jo 20,27). Ao ver Jesus e tocar nele, a fé brota de seus lábios que pronunciam a mais bela e profunda profissão de fé – “Meu Senhor e meu Deus!” (Jo 20,28). Afirmar isso é entregar-se a Jesus; é confiar-lhe toda a existência. De incrédulo, torna-se um bom exemplo de como chegar à fé no Crucificado-Ressuscitado.

Faz verdadeiramente a experiência do Ressuscitado quem o assume na própria vida como seu Deus e Senhor e passa a viver sua vida e seu projeto. Para tanto, é preciso estar na comunidade como um de seus membros. Afinal, a fé, embora pessoal, não é individual e não pode ser vivida de forma isolada, dispensando o testemunho da comunidade que é a Igreja.

Ó Pai, dá-nos, a exemplo de Tomé, professar nossa fé no Crucificado-Ressuscitado e, assim, testemunhar teu amor e tua misericórdia pela humanidade. Amém!

Comentários

  1. Peçamis a intercessão de São Tomé para que amemos de todo o coração a nossa vida em comunidade.

    ResponderExcluir
  2. Senhor, nos ajude a compreender o mistério da ressurreição, aumente a nossa fé, e nos leva a fazer a experiência pascal, muitas vezes o testemunho da comunidade nos leva a desistir, nos expulsa da igreja nos faz a dúvidar, como Tomé, "meu Senhor e meu Deus" ! Aumente a nossa fé, nos ajude a testemunhar o teu amor mesmo na dor, quando vier a vontade de desistir nos ajuda a tocar nas tuas feridas, e toca nas nossas feridas e nos faz levanta e nos faz viver e testemunhar a nossa fé. Amém

    ResponderExcluir
  3. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  4. Eu creio senhor, mais aumentai minha fé para que eu possa testemunhar sua presença no mundo atual.

    ResponderExcluir

Postar um comentário