A Palavra se faz vida

Fazer-se servo de todos

Mt 20,20-28

Por Pe. Geraldo Martins

Na festa do apóstolo São Tiago, celebrada hoje, a liturgia nos apresenta este conhecido texto de Mateus em que a mãe do apóstolo intercede a Jesus por ele e seu irmão, João, tentando garantir-lhes o melhor lugar no Reino junto de Jesus. O pedido é feito logo após Jesus ter anunciado sua paixão, morte e ressurreição (cf. Mt 20,17-19). Jesus, porém, ensina-lhes que o Reino não comporta privilégios e que dele participará quem se dispuser a fazer o mesmo caminho que ele próprio fez, isto é, a Cruz.

O pedido dos dois irmãos caracteriza uma disputa sobre quem é o melhor ou o mais importante. Dai a revolta dos demais apóstolos que ficaram “indignados com os dois irmãos” (Mt 20,24). A esse conflito que divide o grupo, Jesus responde mostrando que no Reino não há lugar para quem se julga melhor ou mais importante que o outro. O Reino é para quem se faz servo do outro como Jesus que chegou ao extremo de dar sua vida em resgate da humanidade pecadora.

Lição difícil de assimilar numa sociedade que incentiva sempre mais a busca pelo primeiro lugar e pelo poder. Tal prática estimula o carreirismo, tão  presente em nossas comunidades eclesiais e que, na expressão do papa Francisco, é um mal a ser combatido permanentemente.

Esses sentimentos e práticas refletem aquilo que o papa Francisco chama de “mundanismo espiritual” que faz buscar, não a glória de Deus, mas a glória humana e o bem estar pessoal (cf. EG, 93). Seja qual for sua maneira de se manifestar, o mundanismo espiritual “não traz o selo de Cristo encarnado, crucificado e ressuscitado, encerra-se em grupos de elite, não sai realmente à procura dos que andam perdidos nem das imensas multidões sedentas de Cristo. Já não há ardor evangélico, mas o gozo espúrio duma autocomplacência egocêntrica” (EG 95).

Senhor, livra-nos da tentação de querer sempre o primeiro lugar e faz-nos servidores de nossos irmãos e irmãs a exemplo de teu Filho Jesus que deu a própria vida em resgate de todos. Amém! 

Comentários

  1. Na leitura de hoje tirada da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.
    A fé inclui a certeza da ressurreição, a força necessária para proclamar a mensagem, pois essa certeza não é só dos apóstolos, mas de todos os cristãos.

    Para participar da verdadeira Realeza de Jesus há de se associar à sua paixão e morte. O desejo de destaque social e de sucesso sem esforço não entende isso.

    Senhor, Livra-nos da tentação de quer o primeiro lugar, liberta-nos da vaidade que nos faz massacrar, de afastar os nossos irmãos e irmãs do teu Reino.
    Nos faz servidores a seu exemplo, e nos faz voltar a sonhar, coloca sorrisos em nossa boca e nossos lábios de canções, amém

    ResponderExcluir
  2. O reino de Deus não comporta privilégios.

    ResponderExcluir
  3. O Reino de Deus não há lugar para quem se julga ser o primeiro, o maior e mais importante.Nao podemos buscar a glória humana e sim a glória de Deus.

    ResponderExcluir

Postar um comentário