A Palavra se faz vida

A fé tudo alcança

Mt 17,14-20

Por Pe. Geraldo Martins

A fé autêntica é a base para a vida nova que Cristo veio nos trazer. Sem fé verdadeira, somos dominados pelo mal e não experimentamos a alegria da libertação. A fé torna possível tudo que desejamos, desde que expresse confiança e entrega total a Deus.

Neste texto de Mateus, Jesus censura a falta de fé de seus discípulos que não conseguiram curar o filho cujo pai recorreu a Jesus como “última instância” – “levei-o aos teus discípulos, mas eles não conseguiram curá-lo’ (Mt 17,16). Ao pai suplicante não parece ter faltado a fé, mas aos discípulos a quem ele recorreu. A estes Jesus responde por que não conseguiram expulsar o demônio – “Porque a fé de vocês é demasiado pequena” (Mt 17,20), isto é, faltou autenticidade à fé. 

Jesus garante que tudo é possível a quem crê. A fé, no entanto, não se mede pelo tamanho ou quantidade, mas pela autenticidade, por isso Jesus afirma aos discípulos que se tiverem fé, ainda que do tamanho de uma semente de mostarda, serão capazes de mover até montanha (cf Mt 17,20).

Fujamos, no entanto, de uma interpretação literal deste versículo, própria de quem busca milagres e não compreende que a montanha a ser removida é, antes de tudo, o mal que habita nosso interior: egoísmo, presunção, autossuficiência, ódio, rancor e tantos outros sentimentos que tornam inautêntica nossa fé.

Pela fé alcançamos o que pedimos e, ao mesmo tempo, nos tornamos sinal de Deus para os outros. Se temos fé autêntica, em nome de Cristo, também podemos interceder em favor de nossos irmãos e irmãs. 

 Lembremo-nos que "Deus está pronto a intervir para nossa salvação, aqui e agora; mas se duvidarmos, se não crermos que seu amor o traz até aqui, não  esperemos ser atendidos; receberemos o que esperamos, nada" (Missal Cotidiano).

Dá-nos, ó Pai, uma fé autêntica, capaz de nos fazer esperar sempre no teu Filho que vem ao nosso encontro trazendo-nos a vida e a libertação. Amém!

Comentários

  1. Jesus pede de nós uma fé sincera, transparente e uma confiança inabalável, que sejamos sinal de Deus para o outro.

    Senhor, dai-nos uma fé autêntica a certeza que é a nossa rocha a nossa força, nosso refúgio que nos leva de encontro contigo nos trazendo a vida e a libertação. Amém

    ResponderExcluir
  2. Senhor, envia sobre nós o teu Espírito Santo! Pedimos que suscites em nós uma fé constante em meio às provações que enfrentamos. E que esta fé, mediante a tua Unção em nós, seja levada a perfeição.

    ResponderExcluir
  3. A fé autêntica é a base para a vida nova que Cristo veio trazer.

    ResponderExcluir

Postar um comentário